Página inicial > Ultimas Notícias > Semana do Calouro tem programação do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas

Semana do Calouro tem programação do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas

• Publicado: Terça, 12 de Março de 2019, 15h35

IFCH FOTO ALEXANDRE MORAESO Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) promove conferência na tarde desta quarta-feira, dia  13, no auditório Setorial Básico II,  para receber os calouros dos cursos de  Ciências Sociais, Geografia, Filosofia, História e Psicologia. O historiador Aldrin Figueiredo, docente da Faculdade e do Programa de Pós-Graduação em História, fará a conferencia intitulada “Universidade Pública e Inclusão”.

“Vamos mostrar a importância do pensamento plural, da inclusão social e do papel da universidade pública no contexto atual, com base em uma reflexão transversal no campo da história e das humanidades”, informa o palestrante.

Os novos alunos também serão apresentados à Direção Geral e à Adjunta, às direções de faculdades e aos representantes de Centros Acadêmicos. Além da tradicional saudação de boas-vindas, eles  receberão informações gerais sobre o funcionamento acadêmico-administrativo do instituto.

“O acolhimento  a esses novos alunos é na expectativa de que todos eles reconheçam o investimento feito pela sociedade brasileira na universidade pública e gratuita. Esperamos que, no futuro, eles percebam a oportunidade de aprovação que tiveram frente a tantos outros e sejam profissionais imbuídos de cidadania, que compreendam a importância das humanidades  e das competências no nosso campo de saber”,  enfatiza o diretor-geral Fernando Arthur Freitas Neves.

Programação – A integração dos novos estudantes do IFCH na rotina universitária começou na última segunda-feira, 11, e estende-se por toda esta semana. Algumas faculdades e centros acadêmicos já deram início às suas programações especificas, com mesas de debates, visitas  e minicursos. A Faculdade de Ciências Sociais recebeu seus calouros  com um debate em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade. Outras discussões sobre lutas e direitos de negros, mulheres e LGBTs também estão na programação.

Tela Crítica - O Projeto de extensão Tela Crítica, vinculado à Faculdade de Ciências Sociais,  exibirá, nesta quinta, dia 14,  o premiado  filme Pantera Negra, seguido de um debate com as professoras Fernanda Nummer, coordenadora do projeto, e as professoras convidadas Zélia Amador de Deus, ativista do movimento Negro e professora da UFPA; e Lília Melo, professora de escola na Terra Firme, a responsável por levar crianças da escola para assistir ao filme no cinema e ganhadora do 11° Prêmio Professores no Brasil.

História - A Faculdade de História levou os calouros para conhecer o trabalho e o acervo  do   Centro de Memória da Amazônia. Nos próximos dias, eles também  vão conhecer  os grupos de pesquisa e as oportunidades de bolsas, além participar de rodas de conversa sobre movimento estudantil,  e questões relacionadas ao movimento negro, LGBT e feminino.

Geografia - “Geografia e Inclusão Socioterritorial” é o tema escolhido pela Faculdade de Geografia e Cartografia para inserir seus calouros no ambiente de pesquisa e extensão trabalhado pelo curso.  “As diferentes abordagens da Ciência geográfica” serão enfoque de palestra durante a programação que também ofertará oficinas sobre vários temas, entre eles zonas costeiras e planejamento urbano.

Psicologia - Os estudantes da Faculdade de Psicologia têm atividade organizada pelo Centro Acadêmico Nise da Silveira. Na pauta, relatos de experiências de bolsistas de pesquisa e discussões sobre importantes temáticas da atualidade, como “A Psicologia no combate à violência contra a mulher“, "Luta Antomanicomial" e "Políticas Antidrogas".

Filosofia - Já o Centro Acadêmico de Filosofia (Cafil) reunirá seus calouros na mesa-redonda "Filosofia em outras perspectivas" e promoverá o lançamento do primeiro número da revista Apoena, periódico organizado pelos discentes da Graduação e da Pós-Graduação em Filosofia.

Texto: Assessoria IFCH
Foto: Alexandre de Moraes