Página inicial > Ultimas Notícias > PPGA promove o evento VII Caminhos da Arqueologia com palestrantes da USP e UFMG

• Publicado: Terça, 12 de Março de 2019, 15h40

VII Caminhos de Arquivologia

Com o tema “Expandindo Fronteiras”, o Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPA (PPGA) vai promover a sétima edição do evento Caminhos da Arqueologia. O encontro terá a participação de três palestrantes advindos de São Paulo e Minas Gerais: Alex Martire (USP); Andres Zarankin (UFMG) e Camilo Vasconcelos (USP). O evento ocorre nos dias 13, 14 e 15 de março, no auditório do curso de Engenharia Naval (UFPA).

O VII Caminhos da Arqueologia ocorrerá em formato de curso de extensão e tem por objetivo aproximar o conhecimento acerca da pesquisa e ensino em Arqueologia de todos os interessados. O evento é promovido em parceria com o Grupo de pesquisa Antropologia do Turismo na Amazônia (GATA) e o Grupo de pesquisa Arqueologia Histórica na Amazônia (GAHiA).

“Como parte das defesas de dissertação de mestrado do PPGA, o VII Caminhos da Arqueologia traz profissionais importantes para a discussão de temas novos e relevantes no âmbito da Arqueologia, ampliando a possibilidade de pesquisas científicas”, explica a organização do evento.

Programação – Os professores convidados atuam em diferentes linhas de pesquisa que têm em comum a Arqueologia. Andrés Zarankin (UFMG) ministra a palestra “Paisagens em branco: Arqueologia Antártica”; Alex Martire (USP) ministra “Ciberarqueologia: a retroalimentação cibernética aplicada à Arqueologia”; e Camilo Vasconcellos (USP) ministra “Arqueologia e Educação: o ensino da Arqueologia para o público escolar por meio de maquetes de sítios arqueológicos”.

A organização ressalta a importância de trazer profissionais de outras regiões para o evento como forma de “ampliar e estimular novas pesquisas científicas, compartilhando e criando mutuamente conhecimentos, além de apresentar outras Arqueologias que são realizadas, saindo do tradicional”.

Além das palestras serão apresentadas as defesas de dissertação de mestrado do PPGA e uma Mostra de Filmes (os documentários Samba de Cacete e Mestres Praianos do Carimbó de Maiandeua) e diálogo sobre a produção dos filmes com André dos Santos e Artur Arias Dutra.

Inscrições – O VII Caminhos da Arqueologia tem como público-alvo os estudantes de graduação e de pós-graduação dos cursos que trabalham ou pesquisam patrimônios arqueológicos. Porém todos os interessados podem participar.

As inscrições são on-line, pelo site do evento. As vagas são limitadas, assim que os lugares forem todos ocupados, será organizada uma lista de espera.

VII Caminhos da Arqueologia
Data: 13, 14 e 15 de março de 2019