Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA recebe pesquisadora da BBC de Londres para conferência sobre os novos desafios da televisão

• Publicado: Quarta, 13 de Março de 2019, 14h59

Banner Jornada Internacional

Nesta sexta-feira, 15 de março, às 9h, a Universidade Federal do Pará (UFPA) receberá a pesquisadora Vinoba Vinayagamoorthy, do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da British Broadcasting Corporation (BBC) de Londres (Inglaterra), para ministrar a conferência “Habilitando Interações Mais Ricas: fornecendo experiências em multidispositivos conectados e sincronizados” – Enabling Richer Interactions: delivering (synchronised) connected multi-device experiences –, que ocorrerá no auditório da Pós-Graduação do Instituto de Tecnologia (PGITEC), em inglês, com tradução simultânea. Haverá também transmissão ao vivo aqui.

A conferência é aberta ao público, ou seja, podem participar estudantes de graduação e pós-graduação, docentes, profissionais e todos os demais interessados pelo tema, sem necessidade de inscrição prévia. A programação integra a agenda de atividades da Jornada de Cooperação Internacional da UFPA, iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) e da Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer) da UFPA, realizada com o apoio do Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE2). Haverá certificação com carga horária de três horas para os participantes. Para mais informações, consulte a página da Jornada.

A apresentação de Vinoba possui como objetivo abordar como as experiências da BBC, emissora pública de televisão que atende a uma ampla variedade de audiências, pode personalizar ainda mais os seus conteúdos para os telespectadores, fornecendo experiências exclusivas para cada tipo de público e disponibilizando conteúdo quando e onde as pessoas quiserem.

Workshop - Ainda na sexta-feira, Vinoba também ministrará o workshop Gerando ideias para o futuro da TV (Generating ideas for the future of TV), em inglês, sem tradução simultânea, a ocorrer no horário das 15h às 18h, na Sala Una, da Coordenadoria de Capacitação e Desenvolvimento (Capacit) da UFPA. O foco será explorar a geração de ideias para o futuro da TV, vídeo conectado e formas emergentes de experienciar conteúdo, com base em experiências já realizadas na BBC para lidar com as características demográficas do Reino Unido.

Nesse workshop, os participantes poderão interagir por meio de dinâmicas e exercícios para a geração de ideias. O workshop conta com 25 vagas e, para se inscrever, é necessário preencher o formulário de confirmação de presença. Também haverá certificação aos participantes.

Sobre a pesquisadora - Vinoba Vinayagamoorthy é engenheira, com Doutorado em Ciência da Computação pela University College London (UCL). Sua área de atuação é a pesquisa e o desenvolvimento de experiências sincronizadas em telas complementares. Tal atuação envolve a elaboração de protótipos para experiências de exibição de conteúdo e também estudos exploratórios sobre como os diferentes públicos podem reagir a esses conteúdos.

A pesquisadora está em Belém para uma agenda de pesquisa no Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (Ppgcimes), integrante do Projeto “Matriz comparativa de pesquisas qualitativas com usuários de tecnologias digitais”, fomentado pelo Programa Geral de Cooperação Internacional (PGCI), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Conferência “Habilitando Interações Mais Ricas: fornecendo experiências em multidispositivos conectados e sincronizados” e Workshop Gerando ideias para o futuro da TV
Data: 15 de março de 2019.
Horário: 9h (conferência) e 15h (workshop)
Local: Auditório da Pós-Graduação do Instituto de Tecnologia (PGITEC) e Capacit.
Conferência ministrada em inglês, com tradução simultânea para português. Transmissão aqui.
Workshop ministrado em inglês sem tradução

Texto: Divulgação Prointer