Página inicial > Ultimas Notícias > Curso no Instituto de Ciências Jurídicas debate criminologia e racismo

Curso no Instituto de Ciências Jurídicas debate criminologia e racismo

• Publicado: Quarta, 13 de Março de 2019, 16h08

EVENTO CRIMINOLOGIA E RACISMO

O Grupo de Estudos e Pesquisas Direito Penal e Democracia realiza, nos dias 24, 25 e 26 de abril, o curso “Criminologia e Racismo”. O evento ocorrerá no Instituto de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Pará (ICJ/UFPA) e contará com a presença do professor Evandro Piza Duarte, da Universidade de Brasília (UnB).

Segundo a professora Luanna Tomaz, vice-diretora da Faculdade de Direito, o evento tem como objetivo aprofundar as reflexões sobre as relações entre criminologias, seja etiológicas, seja críticas, com a questão racial. “Trata-se de um curso que parte da premissa de que não há possibilidade de se pensar a questão criminal sem discutir raça e o racismo estrutural e institucional, como matriz de constituição e de desenvolvimento das sociedades contemporâneas e do sistema penal, e de ampliar o horizonte epistemológico para referências e vozes que, historicamente, são silenciadas e invisibilizadas na produção do saber criminológico, num momento em que o extermínio e o encarceramento de negros e de negras são pautas urgentes de direitos humanos”.

A professora explica, ainda, que o debate da temática é importante forma de enfrentamento do racismo e genocídio da população negra, que tem exigido a mobilização de diferentes estratégias. “Dentre estas, a busca por difundir, cada vez mais, o caráter estrutural e institucional do racismo da sociedade brasileira e do sistema penal, que é apontado pelo movimento negro e pelos estudos envolvendo o pensamento negro, num momento em que o extermínio e o encarceramento do povo negro são pautas urgentes de direitos humanos”, pontua a professora.

Como participar - As inscrições podem ser feitas por meio do site do evento, com valores diferenciados. As inscrições para estudantes da UFPA são 20 reais, estudantes externos pagam 40 reais e profissionais da área, 60 reais. O curso é voltado para estudantes e profissionais que estudam e atuam no Sistema Penal e suas agências e têm base em contribuições das Ciências Criminais, com ênfase em Criminologia, tais como Sociologia, Antropologia, Filosofia e História e demais Ciências Sociais e Ciências Sociais Aplicadas.

Submissão de trabalhos – Os artigos devem ser enviados até o dia 22 de março, no site do evento. Os trabalhos selecionados para apresentação serão divulgados no dia 5 de abril, no site do Grupo de Pesquisa e por e-mail. Os trabalhos recebidos serão avaliados por uma Comissão Científica e devem ser enviados no formato de Word (.docx), sem identificação dos autores e/ou coautores, e no formato PDF, com todas as informações necessárias (nome, contato, titulação e instituição).

Os artigos devem ser inéditos e conter resumo na língua portuguesa e estrangeira (serão admitidas inglês, francês, italiano e espanhol), com no mínimo 100 palavras, informando o objetivo, a formulação do problema de pesquisa, a indicação da metodologia, bem como a conclusão central revelada pela investigação. Serão aceitos artigos que envolvam a temática de Criminologia e Racismo.

Curso Criminologia e Racismo
Data: 24, 25 e 26 de abril
Local: Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ/UFPA)

Texto: Rafael Miyake – Assessoria de Comunicação da UFPA