Página inicial > Ultimas Notícias > Programação da Semana do Calouro 2019 atrai milhares de estudantes

Programação da Semana do Calouro 2019 atrai milhares de estudantes

• Publicado: Sexta, 15 de Março de 2019, 18h40

11.03.2019 Semana do Calouro Foto Alexandre de Moraes 54 1Mais de 3.400 alunos ingressantes, selecionados por meio dos processos seletivos da Instituição, participaram da programação da Semana do Calouro deste ano. Foram quatro dias de atividades. A cada dia, com atividades direcionadas a um grande grupo de cursos que pertence a uma mesma área de conhecimento. A programação encerrou-se nesta quinta-feira, 14, com várias atrações culturais, no Campus Belém.

“Trata-se de uma iniciativa bem-sucedida, pois, apesar de haver uma programação comum, há elementos da programação que se aproximam mais da realidade de cada curso, especialmente em relação à Aula Magna, sempre envolvendo um tópico que está voltado para aquela área de conhecimento”, avaliou o pró-reitor de Ensino de Graduação, Edmar Costa.

373x212 11.03.2019 Semana do Calouro Foto Alexandre de Moraes 75Os novos alunos da UFPA também tiveram a oportunidade de participar de atividades paralelas às acadêmicas, como o Trote Solidário e Sustentável, que, este ano, recolheu toneladas de material didático usado pelos calouros. Este material será destinado aos alunos atendidos nos cursos preparatórios para o Enem, realizados na UFPA.

Outra iniciativa direcionada aos calouros foi a do projeto de extensão do curso de Turismo, que promoveu um tour pelo campus para os novos alunos e uma programação especial para pessoas com deficiência.

373x212 13.03.2019 Coleta de sangue calouros Foto Alexandre de Moraes site5Já a novidade, este ano, foi o Trote Cidadão da UFPA, que incentivou a doação de sangue e de medula óssea entre a comunidade acadêmica, como forma de ajudar nos estoques de sangue da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa). Com carros equipados para a recepção, cadastro e coleta, a equipe do Hemocentro realizou os atendimentos no Campus Belém, de centenas de estudantes, entre calouros e veteranos, bem como técnicos e docentes.

O calouro Alexander dos Santos, do curso de Licenciatura em Matemática, do Campus Belém, conta que foi a primeira vez que participou da doação de sangue e aprovou a iniciativa da UFPA em ajudar na campanha do Hemopa.

Além do Trote Cidadão, o estudante participou de várias atividades acadêmicas relacionadas ao seu curso. “A semana foi bem produtiva, procurei me informar das várias atividades que ocorrem na Universidade e participei do trote. Todos, na UFPA, foram muito simpáticos, deram instruções e nos incentivaram a participar das gincanas, promovidas pela faculdade.”

373x212 13.03.2019 Passeio turístico calouros Foto Alexandre de Moraes siteO aluno Paulo Renan Hermes, calouro do curso de Licenciatura em Matemática, também destacou a importância das orientações repassadas pelos professores em relação ao curso e aos programas e projetos de pesquisa e extensão da UFPA. “Isso permitiu que eu não me sentisse tão perdido sobre o curso e de como eu posso aproveitar ao máximo as atividades acadêmicas para a minha formação profissional. Também participei das gincanas promovidas pelos veteranos e gostei muito, porque pude interagir com a turma, enfim, me senti bem acolhido aqui, na Universidade.”

Confira na TV UFPA o vídeo apresentado na Semana do Calouro 2019 da UFPA.

Texto: Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes