Página inicial > Ultimas Notícias > Aula inaugural discute a formação profissional do engenheiro e as Novas Diretrizes Curriculares Nacionais

• Publicado: Sexta, 15 de Março de 2019, 15h49

Banner Portal UFPA Aula inaugural Projeto Newton

A Universidade Federal do Pará (UFPA) inicia, neste mês de março, um novo período letivo. Para receber e acolher os calouros dos cursos de graduação, Disciplina de Cálculo 1, o Projeto Newton promoverá, nesta segunda-feira, dia 18, a Aula Inaugural, que será realizada no auditório do prédio da Pós-Graduação do Instituto de Tecnologia (PGITEC). Para as turmas do turno matutino, a aula será às 9h20;  e para as turmas do turno vespertino, às 16h40. Ambas as aulas serão transmitidas ao vivo.

A atividade terá a palestra "Formação Profissional do Engenheiro Contemporâneo e as Novas Diretrizes Curriculares Nacionais", ministrada pela professora Adriana Tonini, diretora de Engenharias, Ciências Exatas, Humanas e Sociais do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e docente da Universidade Federal de Ouro Preto.

pro.AdrianaToniniA professora Adriana Tonini possui doutorado em Educação, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestrado em Tecnologia, pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, e graduação em Engenharia Civil, pela UFMG. Tem experiência em ensino, pesquisa, extensão e gestão, atuando principalmente nas seguintes áreas: Formação Profissional e Tecnológica, Formação de Professores, Educação em Engenharia, Mulheres na Ciência, Tecnologia e Inovação.

A proposta da palestra é refletir sobre a formação do engenheiro na atualidade e apresentar aos alunos as Novas Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação das áreas de Engenharias. As diretrizes podem ser entendidas como um conjunto de normas que orientam o projeto e o planejamento de um curso de graduação. No caso das Engenharias, a ideia é que os currículos sejam definidos co base nas competências a serem desenvolvidas, a partir de um contexto histórico e social, em vez de núcleos de conteúdos técnicos. A proposta é formar profissionais críticos, reflexivos, criativos, cooperativos e capazes de atuar e adaptar- se às novas demandas da sociedade.

Sobre o Projeto Newton - O Projeto Newton foi concebido em 2013 pelo Gabinete da Reitoria e pela então Assessoria de Educação a Distância (AEDi), atual Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE²), em parceria com o Instituto de Tecnologia (ITEC) e com o Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN) da UFPA.

A iniciativa tem como objetivo qualificar o ensino aprendizagem de Cálculo na Universidade Federal do Pará. Para isso, parte da premissa de que o ensino de graduação deve ser constantemente repensado e atualizado considerando as novas gerações que entram na Universidade, conectadas aos meios digitais e ao uso de linguagens multimídia. Assim, buscando inovar o processo de ensino aprendizado, investe em diversas estratégias educacionais e comunicacionais agregando práticas pedagógicas tradicionais e contemporâneas na construção de um ambiente ampliado de estudos, oferecendo aos alunos recursos como monitorias presenciais e a distância, espaços virtuais de interação, salas de estudo individual e coletivo e aulas presenciais diferenciadas pelo uso de Tecnologias da Informação e Comunicação.

Serviço;
Aula Inaugural do Projeto Newton: "Formação Profissional do Engenheiro Contemporâneo e as Novas Diretrizes Curriculares Nacionais"
Ministrante: Professora Adriana Tonini
Data: 18/03/2019
Horário: 9h20 às 11h (matutino) e 16h40 às 18h20 (vespertino)
Local: Auditório do PGITEC (veja a localização aqui)
Acompanhe a transmissão ao vivo.

Texto, arte e foto: Divulgação