Aula inaugural discute a formação profissional do engenheiro e as Novas Diretrizes Curriculares Nacionais
A Universidade Federal do Pará (UFPA) inicia, neste mês de março, um novo período letivo. Para receber e acolher os calouros dos cursos de graduação, Disciplina de Cálculo 1, o Projeto Newton promoverá, nesta segunda-feira, dia 18, a Aula Inaugural, que será realizada no auditório do prédio da Pós-Graduação do Instituto de Tecnologia (PGITEC). Para as turmas do turno matutino, a aula será às 9h20; e para as turmas do turno vespertino, às 16h40. Ambas as aulas serão transmitidas ao vivo.
A atividade terá a palestra "Formação Profissional do Engenheiro Contemporâneo e as Novas Diretrizes Curriculares Nacionais", ministrada pela professora Adriana Tonini, diretora de Engenharias, Ciências Exatas, Humanas e Sociais do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e docente da Universidade Federal de Ouro Preto.
A professora Adriana Tonini possui doutorado em Educação, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestrado em Tecnologia, pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, e graduação em Engenharia Civil, pela UFMG. Tem experiência em ensino, pesquisa, extensão e gestão, atuando principalmente nas seguintes áreas: Formação Profissional e Tecnológica, Formação de Professores, Educação em Engenharia, Mulheres na Ciência, Tecnologia e Inovação.
A proposta da palestra é refletir sobre a formação do engenheiro na atualidade e apresentar aos alunos as Novas Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação das áreas de Engenharias. As diretrizes podem ser entendidas como um conjunto de normas que orientam o projeto e o planejamento de um curso de graduação. No caso das Engenharias, a ideia é que os currículos sejam definidos co base nas competências a serem desenvolvidas, a partir de um contexto histórico e social, em vez de núcleos de conteúdos técnicos. A proposta é formar profissionais críticos, reflexivos, criativos, cooperativos e capazes de atuar e adaptar- se às novas demandas da sociedade.
Sobre o Projeto Newton - O Projeto Newton foi concebido em 2013 pelo Gabinete da Reitoria e pela então Assessoria de Educação a Distância (AEDi), atual Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE²), em parceria com o Instituto de Tecnologia (ITEC) e com o Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN) da UFPA.
A iniciativa tem como objetivo qualificar o ensino aprendizagem de Cálculo na Universidade Federal do Pará. Para isso, parte da premissa de que o ensino de graduação deve ser constantemente repensado e atualizado considerando as novas gerações que entram na Universidade, conectadas aos meios digitais e ao uso de linguagens multimídia. Assim, buscando inovar o processo de ensino aprendizado, investe em diversas estratégias educacionais e comunicacionais agregando práticas pedagógicas tradicionais e contemporâneas na construção de um ambiente ampliado de estudos, oferecendo aos alunos recursos como monitorias presenciais e a distância, espaços virtuais de interação, salas de estudo individual e coletivo e aulas presenciais diferenciadas pelo uso de Tecnologias da Informação e Comunicação.
Serviço;
Aula Inaugural do Projeto Newton: "Formação Profissional do Engenheiro Contemporâneo e as Novas Diretrizes Curriculares Nacionais"
Ministrante: Professora Adriana Tonini
Data: 18/03/2019
Horário: 9h20 às 11h (matutino) e 16h40 às 18h20 (vespertino)
Local: Auditório do PGITEC (veja a localização aqui)
Acompanhe a transmissão ao vivo.
Texto, arte e foto: Divulgação
Redes Sociais