Página inicial > Ultimas Notícias > Littera promove o minicurso “Doppelgänger - o mito do duplo no folclore alemão e na literatura universal”

• Publicado: Segunda, 18 de Março de 2019, 15h16

Littera Março

O Projeto “Littera: Literatura Germânica e Brasileira”, da Casa de Estudos Germânicos (CEG), realizará, no dia 27 de março, das 14h às 18h, o minicurso “Doppelgänger - o mito do duplo no folclore alemão e na literatura universal”. O evento ocorrerá na sala de vídeo da CEG, e as inscrições podem ser realizadas aqui.

Voltado para estudantes e pesquisadores da área de Letras e para interessados na temática, o minicurso tem como objetivo situar a figura do Doppelgänger como mito conhecido do folclore alemão e de outras culturas, além de discutir sua manifestação em obras literárias, como O Homem de Areia, de E. T. A. Hoffmann; e O Horla, de Guy de Maupassant.

“Além de já ter sido representado muitas vezes na literatura de diversos países, Doppelgänger é, ainda, um ponto de discussão em outras áreas, como a psicanálise, o que enriquece ainda mais o debate, indo muito além do campo literário”, explica a professora Adriane de Oliveira, colaboradora do Projeto Littera.

Doppelgänger – Também conhecido como Duplo, o Doppelgänger é uma “cópia” de uma pessoa, idêntica em todos os aspectos do original. Segundo o mito, de origem alemã, o Duplo acompanharia a pessoa original durante toda a sua vida, e ver seu próprio duplo poderia simbolizar maus presságios ou morte. O mito tem sido representado em diversas obras da literatura, da televisão e do cinema ao lonfo dos anos, como o curta-metragem brasileiro O Duplo, da cineasta Juliana Rojas.

Projeto Littera – Criado em 2013 pela professora Patricia Cezar da Cruz, o "Littera: literaturas germânica e brasileira" tem o intuito de promover uma atividade no campo da Literatura, no espaço da Casa de Estudos Germânicos. O projeto conta com 30 edições, o que inclui minicursos apresentados em eventos externos, como a Feira Pan-Amazônica do Livro.

Minicurso “Doppelgänger – o mito do duplo no folclore alemão e na literatura universal”
Data: 27 de março
Local: Casa de Estudos Germânicos (CEG/UFPA)

Texto: Rafael Miyake – Assessoria de Comunicação da UFPA