Página inicial > Ultimas Notícias > Inscrições abertas para o Seminário Internacional “Direitos humanos e luta pela terra na Amazônia paraense”

• Publicado: Terça, 19 de Março de 2019, 15h19

Seminario DHEstão abertas as inscrições para o Seminário Internacional “Direitos humanos e luta pela terra na Amazônia paraense”, que ocorrerá nos dias 20, 21 e 22 de março, no Auditório Setorial Básico I, da Universidade Federal do Pará (UFPA). O evento, com carga horária de 20h, tem como objetivo discutir o processo histórico da luta pela permanência na terra e pela democratização do País. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas diretamente no site do evento.

Organizado pelo Programa de Pós-Graduação em História (PPHist), “o seminário propiciará reflexões pelas diferentes áreas de conhecimento, permitindo que a história e as demais ciências possam recuperar, analisar e interpretar o processo histórico, social, econômico e cultural que se configurou e conformou o atual sul e sudeste do Estado do Pará, na Amazônia brasileira”, afirma Leila Mourão, professora do PPHist.

Programação - No dia 20 de março, às 17h, haverá a abertura oficial do evento, seguida da Conferência “A luta pela memória e a Rede Latino-Americana Caribenha de Lugares de Consciência”, com Verônica Torras, diretora da Organização Memoria Abierta, da Argentina. Já no dia 21 de março, às 9h, será realizada a primeira mesa-redonda do evento, intitulada “A luta pela democracia na atualidade”. Em seguida, ainda no dia 21 de março, às 15h, ocorrerá a realização da mesa-redonda “Memória, verdade e justiça”.

No último dia do evento, dia 22, às 9h, haverá a última mesa do evento, chamada “Luta pela terra e direitos humanos”, e às 14h, será formada uma roda de conversa sobre articulação e organização da Rede Estadual de Memória e Consciência. A Roda de Conversa será aberta a todos os interessados em participar. Logo após, às 16h, será realizada a Cerimônia de encerramento e a apresentação do Acervo de Memórias e Histórias de Paulo Fonteles.

Inscrições - Os interessados em participar do seminário devem realizar sua inscrição por meio do site do evento. As inscrições são gratuitas e garantem que, após o evento, os participantes corretamente inscritos e com frequência mínima de 75% recebam seus certificados, com uma carga horária de 20h.

Seminário Internacional “Direitos humanos e luta pela terra na Amazônia paraense”.
Data: 20, 21 e 22 de março.
Local: Auditório Setorial Básico I - Universidade Federal do Pará - Campus Universitário do Guamá.
Para mais informações e Inscrições acesse aqui.

Texto: Gilberto Moura - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação