Observatório lança relatório sobre mulheres no mercado de trabalho
O Observatório Paraense do Mercado de Trabalho (OPAMET) realizará, nesta quinta-feira, 21 de março, um seminário para o lançamento do III Relatório “A Participação da Mulher no Mercado de Trabalho Paraense e Região Metropolitana de Belém na Última Década”. O debate terá participação da professora Jurandir Novaes (FaCEcon/ICSA); Tatiana Oliveira, diretora do Sindicato dos Bancários do Pará; Luciana Oliveira Lobato, do Coletivo Lesbo-Amazônia; e Juliana Brandão, aluna da FaCEcon/UFPA).
O relatório socializa informações e dados referentes às mudanças da participação feminina no mercado de trabalho, considerando aspectos de renda, jornada de trabalho, tempo de permanência no emprego, desigualdades salariais e outros, trazendo conhecimento para refletir como alterar a histórica condição de subordinação e opressão a que as mulheres estão submetidas na sociedade capitalista.
Segundo o professor José Trindade, coordenador do OPAMET, o seminário, assim como o relatório colocam a discussão no interior da Academia e buscam atrair outros segmentos da sociedade para que, mediante a relação academia-sociedade, se possa avançar no conhecimento e na produção de soluções para as questões expostas.
A realização do evento no mês de março é referente ao Dia das Mulheres. O objetivo é trazer entidades da sociedade civil para o interior da Universidade e integrar o debate acadêmico com as visões e os interesses de grupos sociais de organização das mulheres, como sindicatos, coletivos, e a percepção individual expressa no discurso das palestrantes, mulheres-militantes de organizações sociais.
“A interação entre a Academia, e sua visão própria a partir do conhecimento construído com base científica e metodológica; e as militantes de movimentos sociais, com o relato de experiências e vivência de trabalho, sindicatos e coletivos de mulheres, possibilita construir um mosaico interpretativo, rico e necessário para se pensar o mercado de trabalho, principalmente em um momento tão complexo e arriscado como o que vivemos no Brasil”, completa o coordenador.
Relatório – As informações são referentes à participação feminina no mercado de trabalho, à taxa de desocupação (desemprego), à informalidade, ao rendimento médio e a outros números e dados que comparam a diferença de tratamento entre homens e mulheres no mercado.
O III Relatório “A Participação da Mulher no Mercado de Trabalho Paraense e Região Metropolitana de Belém da Última Década” pode ser acessado aqui.
Serviço:
Seminário “A Participação da Mulher do Mercado de Trabalho”
Data: 21 de março de 2019
Local: Auditório do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da UFPA
Hora: início às 16h
Texto: Elizandra Ferreira – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Reprodução / Google
Redes Sociais