Página inicial > Ultimas Notícias > Ampliação do 'Cinemas em Rede' tem chamada prorrogada até o dia 22 de março

Ampliação do 'Cinemas em Rede' tem chamada prorrogada até o dia 22 de março

• Publicado: Quarta, 20 de Março de 2019, 15h08

topo chamada 1A chamada para ampliação do Cinemas em Rede foi prorrogada até o dia 22 de março. A prioridade do projeto é valorizar e ampliar o acesso ao conteúdo audiovisual brasileiro, difundindo, em rede e com sessões simultâneas, o cinema nacional em diversas localidades do País, especialmente aquelas que não possuem salas de exibição. Para participar, basta se cadastrar aqui.

Para isso, a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e a RNP abriram uma Chamada de Qualificação com o intuito de mapear os cinemas e exibidores das universidades e dos institutos federais, conhecer suas condições de trabalho (equipamentos e pessoal) e, assim, formular estratégias para qualificação dessas iniciativas, com vistas à formação do circuito nacional.

A Chamada de Qualificação é, então, uma convocatória para o conhecimento dos cinemas, dos cineclubes, das mostras e dos festivais audiovisuais realizados nas universidades e nos institutos federais.

Para este levantamento, foi desenvolvida uma plataforma Web, por meio da qual os exibidores podem se cadastrar e disponibilizar informações sobre suas atividades e suas condições de trabalho, como equipamentos, conteúdos exibidos, equipes envolvidas, espaços utilizados, entre outras informações.

O programa é uma iniciativa da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), em parceria com o Ministério da Cultura (MinC) e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), que pretende contribuir para a criação de um circuito nacional de exibidores nas universidades, nos institutos federais e outras instituições de educação, ciência e cultura conectadas na rede acadêmica.

Sobre a RNP - Qualificada como uma Organização Social (OS), a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) é vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC) e mantida por esse, em conjunto com os ministérios da Educação (MEC), Cultura (MinC), Saúde (MS) e Defesa (MD), que participam do Programa Interministerial RNP (PI-RNP). Pioneira no acesso à internet no Brasil, a RNP planeja, opera e mantém a rede Ipê, infraestrutura óptica nacional acadêmica de alto desempenho.

Com Pontos de Presença em 27 unidades da Federação, a rede conecta 1.197 campi e unidades nas capitais e no interior. São mais de 4 milhões de usuários usufruindo de uma infraestrutura de redes avançadas para comunicação, computação e experimentação, que contribui para a integração dos sistemas de Ciência e Tecnologia, Educação Superior, Saúde, Cultura e Defesa.

Texto e arte: Divulgação