Página inicial > Ultimas Notícias > Instituto de Letras e Comunicação promove oficina de introdução a idioma falado na África Ocidental

• Publicado: Sexta, 22 de Março de 2019, 15h40

ciclo expressões

O Instituto de Letras e Comunicação (ILC), com o apoio da Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer), da Universidade Federal do Pará, realizará, no próximo dia 27, a oficina “Introdução ao Fongbe”, com Israël Hounsou, estudante beninense e presidente da Associação dos Estudantes Estrangeiros da UFPA. O evento ocorrerá no Auditório Paulo Mendes, no ILC, a partir das 14h. As inscrições são gratuitas, abertas ao público e podem ser feitas aqui.

A oficina faz parte do Ciclo de Oficinas Expressões UFPA, que tem como objetivo promover a diversidade linguística e cultural da Universidade. Responsável pela primeira oficina do ciclo, Israël Hounsou comenta sobre a oportunidade que a programação dará aos participantes.“A expectativa é de poder ter mais contato com uma outra língua, de outro continente, falada na África Ocidental. Não vai ser o momento de aprender toda a língua em um dia, mas de aprender os toques da língua, saber algumas coisas dessa língua, para poder parar também com o preconceito com outros idiomas.”

Para isso, o evento não vai tratar apenas sobre o idioma Fon, mas falar também um pouco da cultura e dos países que falam o idioma, além de comentar sobre o preconceito que alguns estudantes brasileiros têm com outros idiomas. “É para falar a respeito da língua, aprender algumas palavras, mas, principalmente, aprender sobre a cultura Fongbe, aprender a saber em quais países se fala, aprender qual cultura está por trás dessa língua”, completa Israel.

Expressões UFPA – Em outubro do ano passado, o Consepe aprovou uma resolução que institui uma política linguística na UFPA. Essa política promulga o reconhecimento e a valorização da diversidade linguística do Brasil e da UFPA, a importância da aprendizagem de idiomas estrangeiros no contexto de internacionalização das universidades e a importância da promoção do português como língua internacional de estudo e de ciência.

“A resolução também enseja que o ILC, como unidade acadêmica em que se concentram os estudos sobre línguas, culturas e seu ensino, assuma protagonismo na elaboração de ações que implementem concretamente a política linguística da Instituição”, explica o professor Thomas Fairchild, coordenador do evento. Neste sentido, o Ciclo de Oficinas Expressões UFPA foi criado com o objetivo de mostrar um pouco da diversidade linguística e cultural presente na UFPA, por meio da presença de grupos ou indivíduos ou de programas e ações institucionais.

O ciclo de eventos contará com sete oficinas, previstas para ocorrer durante o primeiro semestre de 2019. Cada oficina terá um tema diferente, mas todas abordarão algum aspecto da diversidade linguístico-cultural presente na UFPA. Entre elas, serão abordadas uma língua africana e uma jamaicana, uma oficina sobre cinema em Libras, uma sobre o Programa Idiomas sem Fronteiras e uma sobre o ensino da língua portuguesa como idioma estrangeiro. Além disso, o ciclo também contará com programações da Associação dos Discentes Indígenas (APYEUFPA) e da Associação dos Discentes Quilombolas (ADQ).

Oficina “Introdução ao Fongbe”
Local: Auditório Paulo Mendes (ILC)
Data: 27 de março

Texto: Rafael Miyake – Assessoria de Comunicação da UFPA