Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Maxime Rovere, professor da PUC-RJ, realiza encontros gratuitos sobre feminismo e sobre literatura em Belém
Início do conteúdo da página

Maxime Rovere, professor da PUC-RJ, realiza encontros gratuitos sobre feminismo e sobre literatura em Belém

  • Publicado: Quarta, 27 de Março de 2019, 18h40

maxime rovèreNa sexta-feira, 29, às 19h, Maxime Rovere, professor de Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), apresentará um diálogo sobre "Arqueofeminismo: mulheres filósofas e filósofos feministas", com as convidadas Lívia Noronha e Natasha Vasconcelos, no AUDITÓRIO DO SETORIAL BÁSICO 2 - atrás do Instituto de Letras e Comunicação - ILC. No sábado, 30,  a partir das 11h30, ele receberá o público para um encontro literário sobre seu novo livro Que faire des cons? Pour ne pas en rester un soi-même, lançado pela editora francesa Flammarion, no salão cultural da AF Belém. A programação tem apoio da Delegação Geral das Alianças Francesas do Brasil e parceria da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UFPA. Entrada gratuita.

As atividades integram o "Mês da Francofonia", realizado pela Aliança Francesa de Belém, com apoio dos Ministério da Cultura e Ministério Ultramarino da França, do Institut Français, da Delegação Geral das Alianças Francesas no Brasil, da Fundação Cultural do Pará (FCP), da Faculdade de Línguas Estrangeiras Modernas da UFPA e da Faculdade Estácio-Belém.

O evento de sexta-feira, que contará com abertura do professor Ernani Chaves (Faculdade de Filosofia-UFPA), gira em torno da obra lançada em setembro de 2018, de mesmo nome da palestra, que tem o objetivo de reequilibrar uma história exclusivamente masculina da filosofia. Trata-se de uma coleção de textos escritos por mulheres filósofas (Marie de Gournay, Olympe de Gouges) e pensadoras feministas (Poulain de la Barre, Choderlos Laclos), que busca reequilibrar uma história exclusivamente masculina da filosofia.

"A filosofia nunca teria sido possível durante dois ou três milênios sem as mulheres. O livro traz, então, textos dessas pensadoras, muitas vezes curtos e enérgicos, que geralmente lidam com os direitos das mulheres, mas também testemunham grandes questões filosóficas", explica Maxime Rovere.

Já o encontro literário é sobre o livro Que faire des cons? Pour ne pas en rester un soi-même, que apresenta escritos sobre uma nova ética para pensar e curar um flagelo do nosso tempo, a doença coletiva do veneno de nossas vidas individuais - com humor, benevolência e sabedoria. O evento terá mediação e participação especial do professor Ernani Chaves. Confira a versão online!

Sobre Maxime Rovere, Lívia Noronha e Natasha Vasconcelos - Maxime Rovere possui Mestrado em História da Arte pela École du Louvre (1998), Mestrado em Estética e Filosofia das Artes pela Université Paris I-Panthéon Sorbonne (1997), Agrégation em Filosofia pela École Normale Supérieure (Paris, 1999), e Doutorado em História da Filosofia na École Normale Supérieure (Lyon, 2006). Tem experiência na área da Filosofia, com ênfase em História da Filosofia Moderna, Racionalismo, Spinoza, História dos círculos intelectuais e da circulação de ideias. Oferece uma abordagem original à história da filosofia.

Seus trabalhos sobre Spinoza (Métodos para Existir em 2010, O Clã Spinoza em 2017) transformaram a imagem de um gênio solitário em um grupo de amigos apaixonados e comprometidos. Seus trabalhos sobre as mulheres mostram o papel na história de grandes mulheres e redes muitas vezes ignoradas.

Lívia Noronha é professora de Filosofia e consultora acadêmica, bacharela em Filosofia (UFPA), mestre em Filosofia Contemporânea (UFPA). Atualmente, está pesquisando Filosofias Feministas e Afrodiaspóricas.

Natasha Vasconcelos é feminista, ativista, mestranda em Ciência Política PPGCP/UFPA, membra da Rede feminista de Juristas - DeFemde e criadora do Instagram @politicaparamulheres, com mais de 11 mil seguidores.

Serviço
>> Evento: "Arqueofeminismo: mulheres filósofas e filósofos feministas", com Maxime Rovere, Lívia Noronha e Natasha Vasconcelos
Data: 29/03
Hora: 19h
Local: AUDITÓRIO DO SETORIAL BÁSICO 2 - atrás do Instituto de Letras e Comunicação - ILC - 2º portão do Campus da UFPA, no Guamá.
Entrada gratuita!

>> Evento: encontro literário - livro Que faire des cons?
Data: 30/03
Hora: 11h30
Local: salão cultural AF Belém (Tv. Rui Barbosa, 1851 - Batista Campos)
Entrada gratuita!
Mais informações: (91) 3224-3998 - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Texto: Divulgação
Foto: Reprodução/Google

registrado em:
Fim do conteúdo da página