Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto de extensão Roteiros Geo-Turísticos vai para Ananindeua neste domingo

Projeto de extensão Roteiros Geo-Turísticos vai para Ananindeua neste domingo

• Publicado: Quinta, 28 de Março de 2019, 15h13

AnanindeuaAnanindeua é o destino da próxima edição do Projeto de Extensão Roteiros Geo-Turísticos, que ocorre neste domingo, 31 de março. Coordenado pelo professor Orlando Castro, esta edição marca o encerramento da Programação do I Encontro regional de Ensino de Geografia da Amazônia, organizado pela UFPA, Campus Universitário de Ananindeua e o Curso de Especialização em Ensino de Geografia (CENG). Com saída da Praça da Matriz, às 8h, o evento é gratuito e aberto ao público. As inscrições devem ser feitas aqui.

Em parceria com o Grupo de Estudo de Geografia do Turismo (GEOTUR) da UFPA, o evento visa proporcionar aos moradores e aos vizinhos da Região Metropolitana de Belém uma oportunidade de conhecerem um pouco mais sobre a importância social, política e econômica da área, bem como visitar os patrimônios culturais de Ananindeua.

Roteiro - A caminhada turística de Ananindeua se inicia na Praça Matriz da cidade, às 8h, e seguirá o seguinte trajeto: Mercado Central Municipal, Pleno Residencial, Colégio Anunciação, Instituto Evandro Chagas  e, por fim, chegada à UFPA.

Para os interessados em participar do trajeto, algumas observações e recomendações importantes são feitas pela coordenação do GGeoTur. O participante deverá ir com tênis, boné, protetor solar e roupas leves, e, se possível, levar guarda-chuva ou capa, pois a caminhada pode ser realizada mesmo com chuva. Durante o passeio, não haverá entrada nos prédios.

Ananindeua - Fazendo parte das cidades que compõem a RMB – Região Metropolitana de Belém, Ananindeua é o segundo município mais populoso do Estado do Pará e o terceiro da região Norte do Brasil. A cidade apresenta práticas educativas que contribuem para o exercício da cidadania e para o ensino significativo, com espaços educativos formais e não informais.

Geo-Turísticos - Premiado nacionalmente pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 2016, na categoria de Projetos de Iniciativas de Excelência em Promoção e Gestão Compartilhada do Patrimônio Cultural, o Projeto Roteiros Geo-Turísticos existe há oito anos e conta com dez roteiros desde sua primeira edição, em 2011, passando por pontos turísticos da cidade e de grande valor histórico para a população paraense, como  Ver-o-Peso, Belle Époque, Campina, Reduto, Batista Campos, Umarizal, Estrada de Nazaré.

Os roteiros também ocorrem fora do centro de Belém, em experiências coordenadas por professores colaboradores, como em Cametá, coordenado pelo professor do curso de Geografia da UFPA José Carlos Cordovil. E em outras cidades, como Altamira, Marabá, Vigia e Ponta de Pedras.

Serviços:
Edição do Projeto de extensão Roteiros Geo-Turísticos em Ananindeua