Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto Multicampiartes e Caravana Cultural leva oficinas e espetáculos para Mocajuba

• Publicado: Sexta, 29 de Março de 2019, 15h30

BANNER multicampiartes MOCAJUBA 2019

A Diretoria de Arte, Cultura, Esporte e Lazer (Dacel), da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UFPA, realizará a primeira edição do Projeto Multicampiartes, em 2019, no município de  Mocajuba, área de abrangência do Campus UFPA de Cametá. Com o objetivo de promover iniciativas culturais e artísticas pelo Estado, o projeto atua no período de 8 a 12 de abril, promovendo oficinas e espetáculos no município. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no Núcleo da UFPA Mocajuba, até o dia 5 de abril.

O Multicampiartes visa contribuir com o saber produzido na Universidade, junto aos saberes e desenvolvimento das comunidades e assim fortalecer a integração entre os dois. O conjunto de atividades artísticas e culturais, produzidas na Escola de Teatro e Dança e na Escola de Música da UFPA, valoriza o aperfeiçoamento teórico e prático, ao experimentar e compartilhar as artes nos diversos campi da UFPA, a fim de democratizar o caráter social dos símbolos culturais amazônicos.

A nova versão do Multicampiartes integra o Núcleo de Oficinas - Processo de Criação Artística, que oferece oficinas de Teatro, Dança, Música, Artes Visuais e Literatura, com espetáculos de culminância, e a Caravana Cultural – Circulação das Artes, que movimenta espetáculos nas diversas linguagens artísticas produzidas na academia, exercitando a circulação interativa das artes na Amazônia paraense.

Segundo o diretor cultural da Dacel, professor Miguel Santa Brígida, a nova edição do projeto vai se basear em cada comunidade e atender às necessidades dela e, assim, aprimorar a gestão e a metodologia dos projetos de extensão da UFPA. Discutir a cultura e a arte daquele campus com os próprios atores locais que as realizam será um aprendizado coletivo.

“O princípio do Multicampiartes não é apenas levar, mas pensar com a comunidade que oficinas ela deseja, que linguagens podem ser trabalhadas, quais as tradições daquele lugar, conhecer e trabalhar de acordo com as culturas do município. É uma construção em conjunto”, ressalta.

Programação – O Multicampiartes Mocajuba vai ofertar oficinas, como Políticas Públicas de Cultura; Dança Popular/Quadrilha; Fotografia com Celular; Teatro; Canto; e Dança. Todos estão com inscrições abertas até o dia 5 de abril. Ao final das aulas, serão apresentados os resultados dessas oficinas.

O encerramento da programação será com a apresentação do espetáculo “Filhos do Boto”, do corpo de dança da Escola de Teatro e Dança da UFPA (ETDUFPA), aberto a todos..

Multicampiartes Mocajuba
Data: 8 a 12 de abril de 2019