Página inicial > Ultimas Notícias > Curso Internacional “Mundos Amazônicos” prorroga inscrições

Curso Internacional “Mundos Amazônicos” prorroga inscrições

• Publicado: Sexta, 29 de Março de 2019, 15h54

4ú Curso Mundos AmazÃÂnicosAinda estão abertas as inscrições para o 4º Curso Interdisciplinar, Interinstitucional e Internacional “Mundos Amazônicos: Biodiversidade, Desenvolvimento e Direitos Humanos”, oferecido pelo Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD), do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ), em parceria com o Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) e o Programa Especial Trópico em Movimento. Serão 30 vagas destinadas a candidatos de pós-graduação e a técnicos da UFPA, bem como a candidatos de pós-graduação externos à UFPA. As inscrições vão até o dia 18 de abril e podem ser realizadas on-line (acesse aqui).

O curso tem como objetivo promover e ampliar o conhecimento das realidades políticas, econômicas, ambientais e socioculturais dos Mundos Amazônicos, como plataforma essencial para um desenvolvimento regional sustentado, e habilitar Recursos Humanos capazes de compreender e atuar como agentes do desenvolvimento sustentável da região.

Além de promover e incentivar a realização de projetos conjuntos de pesquisa, ensino e extensão, de caráter Pan-Amazônico, a atividade apoia o fortalecimento dos Programas de Pós-Graduação da UFPA, em sua missão de formar profissionais que compreendam a realidade amazônica e trabalhem para transformá-la, em uma perspectiva teórica, política e social. O período de aulas do curso vai de 14 de maio a 5 de julho de 2018, das 9h às 13h.

Nesse período, serão discutidas temáticas como Modelos Imitativos de Ocupação e Modernização da Região Amazônica; Uso Sustentável dos Recursos Naturais e Experiências Nacionais de Desenvolvimento Amazônico; Cooperação Internacional, Cooperação para o Desenvolvimento e Cooperação Sul-Sul; Desenvolvimento Sustentável da Amazônia, Mercado e Superação da Pobreza e O Século XXI e as Perspectivas Amazônicas no Contexto Global e Latino-Americano.

As aulas serão expositivas, por conferências de professores convidados, por workshops, pesquisa de dados secundários e audição, com debates,de filmes e documentários. Alunos de pós-graduação aprovados poderão requerer os créditos correspondentes; os demais recebem certificado de participação.

Processo seletivo – Os critérios serão a análise do currículo, as razões de interesse em realizar o curso e a habilidade para ler e entender espanhol. Se necessário, será realizada entrevista com o coordenador do curso.

Inscrições – Podem ser realizadas por alunos de pós-graduação e por técnicos de nível superior da UFPA, de qualquer área do conhecimento, e pelo público externo: alunos matriculados em curso de pós-graduação ou portadores de diploma de nível superior, vinculados a órgãos públicos federais, estaduais ou municipais, empresas privadas e/ou Organizações Não Governamentais, de qualquer área do conhecimento,

As inscrições são realizadas on-line, até o dia 18 de abril de 2019. Além da apresentação das Razões de Interesse pelo curso, o candidato deverá enviar, por e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), uma cópia do currículo vitae atualizado, em qualquer formato.

Para mais informações, acesse o Calendário no site do evento.

Texto: Elizandra Ferreira – Assessoria de Comunicação da UFPA