Página inicial > Ultimas Notícias > Campanha de sustentabilidade da UFPA lança segunda etapa de ações

Campanha de sustentabilidade da UFPA lança segunda etapa de ações

• Publicado: Sexta, 29 de Março de 2019, 15h25

Banner Portal Coleta Seletiva Solidária

Neste mês, a UFPA iniciou mais uma edição da campanha de sustentabilidade, como uma forma de conscientizar todos sobre a importância da sustentabilidade e do cuidado com o meio ambiente. Esta segunda etapa da campanha tem como foco a reciclagem/uso consciente de material e o descarte correto de toners. Para tanto, a Universidade pauta o uso de materiais, como papel, toner e copo descartável, e a coleta seletiva como promoção da responsabilidade socioambiental, com ações que respeitem o homem e o meio ambiente, maximizem a utilização de recursos e valorizem seu patrimônio.

No dia a dia, grande número de alunos e servidores da Universidade consome materiais como papel e plástico. O uso exagerado desses objetos agrava os danos e impacta a natureza.

Os processos de fabricação do papel acarretam consumo de energia e água. Para produzir uma tonelada de papel, são necessárias de duas a três toneladas de madeira, uma grande quantidade de água e muita energia. O plástico impacta na poluição, causada por substâncias indesejáveis emitidas para o ambiente, e em seu longo período de decomposição. Por ano, 35%, de 250 milhões de toneladas de plástico produzidas, são usadas apenas uma vez e descartadas.

De acordo com a sua missão institucional, a UFPA busca formar cidadãos capazes de promover a construção de uma sociedade inclusiva e sustentável. Nesse sentido, a Instituição incentiva a coleta seletiva e a reciclagem de papel, plástico, vidro e metal, com campanhas como esta, que pretende utilizar objetos como papel, toner e copos descartáveis, de forma sustentável.

“A proposta é estimular, entre os servidores, a reflexão sobre o atual modo de consumo de papel e de copos descartáveis e propor alternativas que ajudem a reduzir, reaproveitar, repensar e reciclar esses materiais. Essa nova postura requer engajamento individual e também coletivo, de modo que todos possam agir em prol não só da economia de recursos financeiros, mas também do cuidado com o meio ambiente”, explica o pró-reitor de Administração, João Cauby.

Ações da campanha – Uma das ações já realizadas na UFPA é a destinação ambientalmente adequada para toners e cartuchos vazios, utilizando o serviço de Logística Reversa das empresas fornecedoras. O calendário 2019 de coleta desses materiais será em breve divulgado.

Durante a campanha de sustentabilidade, são propostas diversas ações, entre elas adotar copos e xícaras de uso permanente, ativar a função frente e verso no momento da impressão de documentos, utilizar a ecofont ou impressão em modo rascunho, ler documentos na tela de computador etc. Assim se convida a comunidade universitária a refletir sobre, por exemplo, a real necessidade da compra de determinado material, podendo, inclusive, consultar se o material desejado está disponível em outra unidade, entre outras alternativas.

João Cauby completa dizendo que “o ambiente de trabalho é diretamente influenciado pelas mudanças que ocorrem na sociedade. Ele se adapta às inovações. Mas, ao mesmo tempo, é preciso incentivar práticas organizacionais que concorram para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente. Práticas inovadoras, criativas e ambientalmente responsáveis devem ser asseguradas no ambiente de trabalho.”

Iniciativas institucionais com esses propósitos contribuem para que as organizações sejam eficazes e garantem bem-estar aos seus integrantes. Nessa direção, a campanha contribui para a consecução de um dos objetivos estratégicos da Universidade, que é promover a responsabilidade socioambiental.

Reciclagem na UFPA – A primeira comissão de coleta seletiva solidária foi criada em 2007. Atualmente, está em vigor a 5ª comissão. Ela tem como função implantar e supervisionar a separação dos materiais recicláveis e destiná-los a Cooperativas/Associações. Atualmente, a UFPA destina os materiais para quatro cooperativas: COOTPA, ACCSB, Cidadania Para Todos e Filhos do Sol, em que cada uma recebe o material a cada três meses.

Existem dois tipos de coleta: a primeira é realizada nos coletores distribuídos pela Cidade Universitária. A segunda é por agendamento (quando há uma grande quantidade de material a ser destinado) por meio dos ramais 7370/8304 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Outra ação desenvolvida anualmente é o Trote solidário e sustentável: “O papel do Calouro da UFPA”, que ocorre durante a semana do calouro. Essa ação ocorre desde o ano de 2012 e, até o ano de 2018, já foram destinados 8.370,83 kg de papel às cooperativas/associações.

Texto: Elizandra Ferreira – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação