Página inicial > Ultimas Notícias > Esta semana tem Feira da Agricultura Familiar no Espaço Vadião

Esta semana tem Feira da Agricultura Familiar no Espaço Vadião

• Publicado: Segunda, 01 de Abril de 2019, 15h36

WhatsApp Image 2019 03 20 at 08.43.57

Na próxima sexta-feira, dia 5, a Universidade Federal do Pará (UFPA) recebe mais uma edição da tradicional Feira da Agricultura Familiar, no Espaço Vadião, no Campus Básico da UFPA. A feira, que ocorre sempre na primeira sexta-feira de cada mês, é realizada pelo Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares (INEAF), com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e dos Institutos de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), de Letras e Comunicação (ILC), de Ciências da Saúde (ICS) e de Tecnologia (ITEC).

A programação tem como objetivo aproximar o produtor familiar dos consumidores, além de promover a comercialização de produtos agroecológicos e de oportunizar a troca de experiências entre os produtores e a comunidade acadêmica.

Desde dezembro de 2018, o evento também tem edições nos municípios de Tucuruí e Breu Branco e tem expectativa de estender suas atividades em Belém, com a previsão de uma edição também no Campus Profissional da UFPA, além da tradicional, no Campus Básico, que continuará ocorrendo.

Edição Especial – Além da edição que habitualmente ocorre na primeira sexta-feira de cada mês, em abril haverá também uma edição especial do evento, voltada para a Semana Santa. Nessa edição, serão comercializados peixes, mariscos, frango caipira e hortaliças, além de tucupi e frutas regionais, alimentos que costumam ser consumidos no período.

Agricultura Familiar – Para muitos produtores, a Feira é uma oportunidade de valorizar o pequeno agricultor familiar, que, por meio dela, consegue comercializar a sua produção diretamente com o consumidor. A partir deste mês, os produtores cadastrados na feira receberão coletes de identificação, o que vai facilitar a comercialização dos produtos com os consumidores, em vez de atuarem com intermediários.

“Estamos incentivando os produtores a cultivar sua terra e a entregar produtos de qualidade na mesa do consumidor”, afirma Suzana Corrêa, produtora que participa do evento desde sua criação.

Feira de Agricultura Familiar da UFPA
Local: Espaço Vadião (Campus Básico)
Data: 5 e 17 de abril
Hora: das 8h às 12h