Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Programa de Apoio à Cooperação Internacional prorroga prazo para submissão de propostas
Início do conteúdo da página

Programa de Apoio à Cooperação Internacional prorroga prazo para submissão de propostas

  • Publicado: Segunda, 01 de Abril de 2019, 15h22

Edital PACI

Foi prorrogado, até dia 26 de abril, o prazo para submissão de propostas ao Programa de Apoio à Cooperação Internacional (PACI 2019). O Paci visa incentivar o aproveitamento de oportunidades de colaboração entre grupos de gesquisa da Universidade Federal do Pará (UFPA) e de outras Instituições de Ensino Superior do Brasil e do exterior. Confira o edital completo. O Paci oferece recursos para a realização de reuniões com grupos de pesquisa externos que visem à elaboração de propostas a serem submetidas a agências de fomento que estejam disponibilizando financiamento para a pesquisa, especialmente no âmbito da cooperação interinstitucional na pós-graduação.

O apoio é direcionado a grupos de pesquisa vinculados aos Programas de Pós-Graduação e, necessariamente, membro de um grupo de pesquisa da UFPA. A concessão tem valor máximo de dez mil reais para cobrir despesas com passagem aérea e diárias ou hospedagem para um período de até 6 dias, incluindo as datas de ida e retorno.

Como Participar - O solicitante deve estar vinculado como docente permanente de curso de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado ou Doutorado) da UFPA e deverá ter publicado, pelo menos, um trabalho científico no ano de 2018, na forma de artigo em periódico, livro, ou capítulo de livro, como autor principal ou coautor. Além disso, o participante deve ser coordenador ou compor projeto de pesquisa registrado na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), ser cadastrado no SIGAA e estar orientando, no momento da solicitação, pelo menos um discente de Iniciação Científica e pelo menos um discente de mestrado ou doutorado, com registro no SIGAA.

Inscrição – O docente interessado deve encaminhar o ofício, via Protocolo Geral, com o pedido dirigido à Diretoria de Pesquisa da Propesp, com o Formulário de Inscrição de Proposta; Declaração de Compromisso; Comunicação (mensagem eletrônica ou carta) do pesquisador estrangeiro colaborador, informando o interesse na cooperação com o pesquisador da UFPA e o título provisório do projeto de pesquisa a ser elaborado na reunião de trabalho. O candidato deverá apresentar também a Declaração de Aquiescência da Coordenação do Programa de Pós-Graduação, assinada e carimbada, comprovação de publicação no ano de 2018 e comprovantes de orientações emitidos pelo SIGAA.

As propostas serão avaliadas por comissão designada pelas Pró-Reitorias de Pesquisa e Pós Graduação (Propesp) e de Relações Internacionais (Prointer). O resultado do julgamento será informado por meio de publicação na página eletrônica da Propesp.

Serviço:
Programa de Apoio à Cooperação Internacional
Data:  até o dia 26 de abril
Confira o Edital completo aqui.

Texto: Raquel Brasil - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página