Página inicial > Ultimas Notícias > Estudante da UFPA lança material sobre atendimento em casos de violência contra crianças e adolescentes

• Publicado: Segunda, 01 de Abril de 2019, 15h17

Cartilha violência

Entre 2013 e 2017, 4.472 casos de violência sexual contra adolescentes foram registrados no Estado do Pará, segundo levantamento da Coordenação Estadual de Saúde do Adolescente. A maioria dos casos ocorreram dentro do âmbito familiar, o que dificulta o acesso da vítima aos órgãos oficiais. Para auxiliar as vítimas desse tipo de violência, o mestre em Segurança Pública, Diego Martins criou uma cartilha Passo a passo para o atendimento dos casos de violência contra crianças e adolescentes em Belém do Pará.

A busca pela maneira como esses casos são trabalhados no sistema legal na Região Metropolitana de Belém foi o objeto de estudo de Diego Martins, durante o Mestrado em Segurança Pública da Universidade Federal do Pará (UFPA). Como resultado da pesquisa realizada nos últimos dois anos, Martins lançou a cartilha "Passo a passo para o atendimento dos casos de violência contra crianças e adolescentes em Belém do Pará".

"Durante a pesquisa, notei que as vítimas não conhecem a maneira para registrar a ocorrência nem o fluxo jurídico para conseguir justiça perante o crime cometido. Por isso, além do material acadêmico do mestrado, decidi produzir esta cartilha, que apresenta, de forma didática, o passo a passo para realizar a denúncia e acompanhar o processo judicial", afirmou o agora mestre em Segurança Pública pela UFPA.

O material, disponível para acesso gratuito na internet, apresenta ao cidadão o passo a passo sobre como agir em casos de violência sexual, desde o registro policial na delegacia especializada até o julgamento no Poder Judiciário. Além destas informações, a cartilha disponibiliza sessões com dúvidas frequentes e glossário com a explicação dos termos jurídicos utilizados no processo. Acesse a cartilha aqui.

Texto: Divulgação
Arte: Reprodução da cartilha