Página inicial > Ultimas Notícias > Educação de Jovens e Adultos é tema de seminário na UFPA

Educação de Jovens e Adultos é tema de seminário na UFPA

• Publicado: Terça, 02 de Abril de 2019, 15h32

Educação de Jovens e Adultos

Com o tema “Políticas, Programas e Pesquisas em debate”, nos dias 8 e 9 de abril, será realizado o II Seminário do Movimento Paraense de Educação de Jovens e Adultos. O seminário ocorrerá em articulação com o Encontro Nacional de Pesquisadores de Educação de Jovens e Adultos e será destinado a professores, alunos das licenciaturas, pesquisadores, movimentos sociais e a todos os profissionais que estão envolvidos com a EJA. Ele ocorrerá no Auditório B do Instituto de Ciências da Educação, na UFPA, e está com as inscrições abertas, gratuitamente.

O seminário objetiva debater a EJA no cenário atual, integrando a agenda nacional do Encontro de Pesquisadores da EJA no Brasil, além de visibilizar o Movimento de Pesquisadores da EJA, demarcando uma atividade nacional, com a finalidade de mapear as ações e as práticas das pesquisas.

A professora Conceição Santos, da UFPA, explica a importância de realizar o evento em articulação com o Encontro Nacional. “Será uma ação integrada das redes com universidades parceiras, federais, estaduais e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia existentes no Brasil, envolvidos com a Educação de Jovens e Adultos.

Programação – No dia 8 de abril, ocorrerá duas mesas-redondas. A primeira, com o tema “A EJA no cenário atual”, será ministrada pelas professoras Eliane Dayse, da Universidade Federal do Ceará, e Eula Nascimento, da Universidade Federal do Pará. A segunda mesa apresenta o tema “Direito à Educação de Jovens e Adultos: Politicas e Programas de EJA no Estado do Pará”, e será ministrada por representantes da Seduc, da Semec/Belém, da Semed/Ananindeua, da Semec/Concórdia do Pará, do IFPA/Castanhal e da Casa de Educação Popular/Altamira.

No dia 9 de abril, haverá relatos de pesquisa em EJA com os professores convidados Ivanilde Apoluceno, da Universidade do Estado do Pará, e Joana Neves, representante do GETI da UFPA, professora Conceição Santos e Darinez Conceição (UFPA), entre outros pesquisadores (as).  No mesmo dia, ocorrerá apresentação dos dados da EJA no Pará e também construção da agenda propositiva do MPEJA, com o professor Salomão Hage, da UFPA, que integrará o diálogo com os Movimentos Sociais (MST, CNDE/PA, MPEJA, FPEC, SINTEPP, UNIPOP, SUSIPE, IEMCI).

II Seminário do Movimento Paraense de Educação de Jovens e Adultos
Data: 8 e 9 de abril