Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto de extensão ajuda estudantes indígenas e quilombolas a permanecer na graduação do ICSA

• Publicado: Terça, 02 de Abril de 2019, 15h35

IQ Conhecimento e ResistênciaContribuir para a permanência de estudantes indígenas e quilombolas dos cursos de graduação do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Esse é o objetivo do Projeto de extensão “IQ: conhecimento e resistência”, ao oferecer a estudantes ações interventivas que possibilitam, além da permanência, uma conclusão de grande qualidade e equidade na Universidade.

IQ conhecimento e resistência - Na ativa desde 2017, o Projeto "IQ: conhecimento e resistência", coordenado pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE), do curso de Serviço Social, já está na sua terceira versão e funciona com a realização de três grandes ações: a primeira é voltada para a organização de um grupo de apoio acadêmico aos alunos quilombolas e indígenas. A segunda, para a formação das temáticas educação intercultural, discriminação, preconceito étnico-racial e racismo. Já a terceira destina-se à assessoria aos discentes indígenas e quilombolas.

Grupo de apoio - Com acompanhamentos dados pela coordenação do projeto, o grupo de apoio é formado por docentes e por discentes da graduação matriculados a partir do 5º semestre, e ainda conta com graduados, mestres, mestrandos e doutorandos, regularmente vinculados ao ICSA, mas tem recebido graduandos e pós-graduandos do IFCH.

Voluntariamente, os discentes atuam nos sistemas de monitoria, e essas atividades desenvolvidas pelos alunos monitores contam como carga horária de extensão e complementar.

De acordo com a professora Maria Amoras, “espera-se, desse modo, que a Universidade, por meio da Extensão, qualifique e estreite sua relação com a sociedade e, no caso, com essas populações originárias e tradicionais, que, há décadas, lutam pelo acesso ao Ensino Superior, sendo também, para esses discentes, uma forma de luta pelo território tradicionalmente ocupado.”

Aos interessados em participar do projeto, basta comparecer à sala Kp08 do Campus Profissional da UFPA, no horário das 8h às 12h ou das 14h às 18h, para informações.

Serviços:
Projeto de extensão da UFPA - IQ: conhecimento e resistência
Data e Hora: funciona diariamente no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h
Local: UFPA, Sala Kp08 do Campus Profissional
Acessar o site do projeto

Texto: Gilberto Moura - Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Divulgação/projeto