Página inicial > Ultimas Notícias > Primeiro número da Revista Apoena já está disponível

Primeiro número da Revista Apoena já está disponível

• Publicado: Terça, 02 de Abril de 2019, 15h14

revista apoena

O primeiro número da Revista Apoena já está disponível. O  periódico on-line foi criado  por iniciativa dos alunos da graduação e da pós-graduação do curso de Filosofia da Universidade Federal do Pará. A criação da Revista Apoena, que  teve a orientação do professor Luis Eduardo Ramos, docente da Faculdade de Filosofia, tem como proposta estabelecer um espaço de divulgação de pesquisas realizadas pelos discentes de Filosofia. A periodicidade será semestral.

“A Revista Apoena – Periódico dos discentes de Filosofia da UFPA, representa a culminância previsível da realização dos Encontros de Pesquisa em Filosofia da UFPA, que realizou a sua 8ª edição em 2018, sendo assim um meio de expressão para a produção filosófica dos discentes e dos docentes presentes em tais eventos, além de ser aberta à produção acadêmica de outros pesquisadores em geral”, destaca  o editor Luis Eduardo Ramos. Eventualmente, a revista também aceitará a contribuição de docentes e profissionais de áreas afins que atuem na UFPA ou em outras instituições de ensino.

A escolha do nome - Apoena tem origem indígena, proveniente do tupi-guarani, que significa "aquele que vê mais longe" ou "aquele que vai mais longe". Para os criadores da revista, este nome provoca e indica que o periódico é uma abertura em direção a novas possibilidades acadêmicas, mediante a produção de textos filosóficos dos discentes e dos docentes da Região Norte e de todo o Brasil.

Primeira edição - “A Filosofia no Brasil” foi escolhida como tema desta primeira edição e é apresentada em artigos que tratam das características dos primórdios da Filosofia no Brasil-Colônia, marcada pela influência da Filosofia aristotélica, trazida pelos jesuítas. Os textos são de autoria dos professores Luiz Alberto Cerqueira, da UFRJ, e Roberto de Almeida Pereira Barros, da Fafil/UFPA .

A publicação apresenta, ainda, resumos de estudos produzidos por alunos da graduação e da pós-graduação que abordam entre outros temas: A filosofia da ciência de Kuhn e Popper e A filosofia política de Rousseau.

“Nosso curso de Filosofia completa 46 anos em 2019, talvez a graduação mais antiga da Amazônia brasileira, e é justamente por reconhecer a necessidade e a importância de transmitir o conhecimento filosófico que criamos a Revista Apoena. Além de publicar o que produzimos,  queremos divulgar o que é produzido fora daqui”, comenta o discente   Helton Soares, que integra a  equipe de alunos que idealizou a criação  da revista.

Acesse a revista aqui.

Texto : Ramon Pinheiro – Ascom IFCH