Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Juristas do trabalho se reúnem em Belém em evento internacional no Instituto de Ciências Jurídicas
Início do conteúdo da página

Juristas do trabalho se reúnem em Belém em evento internacional no Instituto de Ciências Jurídicas

  • Publicado: Quarta, 03 de Abril de 2019, 15h15

XV Encontro Jutra

Nos dias 11 e 12 de abril, ocorre o XV Encontro da Associação Luso-Brasileira de Juristas do Trabalho (Jutra). Com o tema “Onde vamos, Pará? Vamos, Pará! ”, o evento será realizado no auditório do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Belém é a primeira cidade da Região Norte a receber o evento, que acontece anualmente, um ano no Brasil e outro em Portugal, e já passou por cidades como São Paulo, Salvador, Brasília, Lisboa, Coimbra e Porto.

O encontro tem como objetivo promover a discussão e produção técnico-científica interinstitucional sobre os temas atuais do mundo do trabalho brasileiro e português, como as reformas, constituições em debate, o centenário da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e do Tratado de Versalhes, a progressividade e o retrocesso do Direito do Trabalho.

“Receber um evento internacional deste porte denota a importância e o prestígio acadêmicos de que goza a UFPA, como maior Universidade da Região Norte do Brasil, bem como seu papel de destaque na produção de conhecimento científico nesta área. Belém, ao ser a primeira cidade da Região Norte a sediar um encontro da JUTRA, desponta como polo de produção acadêmica de qualidade e abre espaço para outros eventos desta magnitude”, ressalta a professora Valena Jacob, diretora da Faculdade de Direito da UFPA (FAD/UFPA). 

A professora também explica que, na situação atual do país, com a flexibilização das relações trabalhistas e a redução de direitos sociais até então consolidados, promover eventos como este é fundamental. “Esses eventos permitem o questionamento acerca do próprio Direito, bem como a proposição de modificações estruturais que possam significar a proteção efetiva de direitos e garantias fundamentais dos trabalhadores.”

Programação – No dia 11, o credenciamento se iniciará às 14h, seguido da cerimônia de abertura, às 15h, e da conferência de abertura, às 15h30. Às 16h30, haverá a exibição de um documentário. Às 17h15, ocorrerá a palestra “Perspectiva ‘glocal’: o Pará em perspectiva histórica". Às 18h30, para finalizar o primeiro dia de evento, será feita uma homenagem a mulheres de luta.

No dia 12, a programação vai se iniciar às 9h30, com a palestra “Brasil e Portugal: As instituições trabalhistas sob ataque à resistência”. Às 14h, a programação tem o tema “As coletividades, questões de classe e identitárias: o Direito do trabalho e interseccionalidades”. Às 16h30, acontecerá um coffee break, com lançamentos de livros, e, às 16h45 ,a programação retorna, com a conferência “Direitos humanos, econômicos e sociais e a ordem pública internacional no centenário da Organização Internacional do Trabalho”. Por fim, às 19h, ocorrerá a conferência de encerramento, com o tema “O Direito achado na rua”.

Inscrições – As inscrições podem ser realizadas até o dia do evento, no site do Encontro. A taxa de inscrição é de 150 reais para associados à JUTRA e à Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 8ª Região (AMATRA8) e 200 reais para profissionais em geral e não associados.

Para estudantes de graduação e pós-graduação da UFPA, as inscrições são gratuitas, limitadas a 150 inscritos. Para estudantes de outras Instituições de Ensino Superior e estudantes da UFPA que perderem as inscrições gratuitas, o valor é de 40 reais.

JUTRA – A Associação Luso-Brasileira de Juristas do Trabalho é uma associação autônoma, com funções estritamente científicas, técnicas e culturais, sem fins lucrativos, criada no ano de 2004, com personalidade jurídica no Brasil e em Portugal, tendo como membros advogados, membros da Magistratura, do Ministério Público, professores e estudiosos do Direito. O primeiro encontro ocorreu em Salvador, seguido de Coimbra, Aracaju, Lisboa, Brasília, Porto, Ouro Preto, Braga, São Paulo, Coimbra novamente, Olinda, Évora, Cabo Frio, Cascais e agora Belém.

Serviço:
XV Encontro da Associação Luso Brasileira de Juristas do Trabalho
Local: Auditório do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ)
Data: 11 e 12 de abril
Hora: às 14h

Texto: Rafael Miyake – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página