Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Grupo promove eventos para comemorar Dia mundial de conscientização sobre a doença de Parkinson
Início do conteúdo da página

Grupo promove eventos para comemorar Dia mundial de conscientização sobre a doença de Parkinson

  • Publicado: Quinta, 04 de Abril de 2019, 15h49

Grupo Parkinson

11 de abril é o Dia Mundial de Conscientização sobre a doença de Parkinson. Em alusão à data, nos dias 10 e 11 de abril, o Grupo Parkinson de Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Pará (UFPA) vai promover dois eventos em parceria com a Unimed e o Shopping Grão-Pará. Ambos os eventos são abertos à comunidade e buscam esclarecer as dúvidas recorrentes em relação à doença.

A programação visa informar as pessoas sobre a doença, tirar dúvidas, chamar atenção para as especificidades desta doença e divulgar os trabalhos do Grupo Parkinson, que conta com equipe multidisciplinar da UFPA, oferecendo regularmente à comunidade atendimento em terapias auxiliares para pacientes acometidos pela doença.

Segundo a professora Lane Krejčová, coordenadora do Grupo Parkinson, a incidência da doença vem crescendo nas últimas décadas, e esclarecer sobre sintomas e fatores da doença para a população é essencial. “Ao contrário do que as pessoas conhecem, a doença pode se manifestar de maneiras diferentes nas pessoas acometidas, e nem todas vão apresentar o mesmo perfil sintomático. O diagnóstico é demorado e criterioso, sendo importante estar atento a sinais que podem ser preocupantes, bem como compreender as limitações e as possibilidades da pessoa acometida pelo Parkinson.”

Programação – O primeiro dia do evento ocorre na Estação Saúde Unimed, na Av. José Bonifácio, em São Braz, das 8h às 11h, contará com palestra, apresentações e distribuição de materiais informativos. O segundo dia, no Shopping Bosque Grão-Pará, das 14h às 17h, contará com apresentações artísticas, distribuição de materiais e stand de informações e esclarecimentos sobre a doença.

Além da programação regular, em ambos os dias, o grupo também promoverá aulas abertas de dançaterapia pelo método Baila Parkinson, criado pelo Grupo Parkinson, por meio de pesquisas sistemáticas acerca da patofisiologia e do perfil sintomatológico da doença de Parkinson, com a pesquisa em dança envolvendo elementos de diversas modalidades desenvolvidos de forma adaptada para o trabalho terapêutico em dança para a redução dos sintomas nos pacientes com Parkinson.

“A dança é uma atividade extremamente complexa do ponto de vista neurológico, que requer a ativação de diversas áreas cerebrais para sua execução e, por isso, atua como fator de estimulação da plasticidade neural. Um corpo crescente de evidências científicas vem demonstrando que a dança possui um grande potencial de atenuação sintomática para pessoas com Parkinson, trabalhando de forma global e induzindo melhoras nos perfis sintomáticos relacionados às alterações motoras, cognitivas, neuropsiquiátricas e de qualidade de vida”, explica a professora.

Grupo Parkinson – O grupo, que atua desde 2015, tem projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos por equipe multidisciplinar e atende à comunidade oferecendo terapias adjuvantes para pessoas acometidas pela doença de Parkinson. As inscrições para o projeto podem ser feitas aqui.

Serviço:
Dia mundial de Conscientização sobre a doença de Parkinson
Local: Espaço Saúde Unimed (Av. José Bonifácio, 1035 – São Brás) e Shopping Bosque Grão-Pará
Data: 10 e 11 de abril
Hora: 8h às 11h (dia 10) e 14h às 17h (dia 11)

Texto: Rafael Miyake – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página