Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto Circular volta às ruas de Belém com vasta programação
Início do conteúdo da página

Projeto Circular volta às ruas de Belém com vasta programação

  • Publicado: Quinta, 04 de Abril de 2019, 15h42

Circular

Com o objetivo de ocupar e otimizar o uso dos diversos espaços públicos e culturais existentes no Centro Histórico de Belém, neste domingo, 7 de abril, o Projeto Circular volta às ruas de Belém. Em sua 25ª edição, o projeto traz uma vasta programação que contará com exposições, cinema, teatro, música, culinária e oficinas aberta a todos os públicos.

A programação contará também com uma edição especial do Roteiros Geo-turísticos, parceiro de todas as edições do Circular, e terá, pela primeira vez, a particiação do Centro de Memória da Amazônia (CMA), ambos projetos da Universidade Federal de Pará (UFPA) que dividem o mesmo propósito de valorização e preservação do Patrimônio Histórico da cidade de Belém.

“Para nós, essa participação é motivo de alegria e entusiasmo para continuarmos trabalhando para a cultura extensionista do Centro e da UFPA, vinculada ao ensino e à pesquisa, de maneira pública e coletiva”, ressalta o diretor do CMA, professor Willian Gaia Farias.

Para a professora Maria Goretti, coordenadora do Projeto Roteiros Geo-turísticos, reunir diversas vertentes culturais da cidade, além de unir as forças de projetos variados que trabalham para a valorização da cultura local, reforça ainda mais a importância de um projeto como o Circular, que preza pela preservação do patrimônio do Centro Histórico de Belém. “É importante ocupar o centro histórico, principalmente com arte e cultura sempre”, pontua.

Roteiro Geo-turísticos - Por meio da criação e aplicação de roteiros turísticos temáticos, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (GgeoTur), o Projeto Roteiros Geo-Turísticos busca promover caminhadas a pé, gratuitas, no Centro Histórico de Belém, e abordar o patrimônio material e imaterial, cultural e ambiental da cidade, por meio da apresentação da geografia, da produção do espaço, da história e da arquitetura da cidade.

A caminhada programada para o dia 7, que integra a programação da 25ª edição do Projeto Circular, vai percorrer o bairro Campina e terá início às 8h30. Nela está previsto passagem pelo Museu do Bonde, pela Avenida Portugal, pelo Arquivo Público do Pará, pela Igreja Nossa Senhora dos Homens Preto, pela Fábrica Palmeira, pela Igreja de Santana, pela Igreja de Santo Antônio, entre outras ruas do centro de Belém.

Para que o participante tenha maior conforto, é aconselhável que use tênis, boné, protetor solar e roupas leves e, se possível, leve guarda-chuva ou capa, uma vez que a cidade se encontra em um período com maior volume de chuvas.

Centro de Memória da Amazônia – Pela primeira vez, o Centro de Memória da Amazônia da UFPA vai fazer parte da programação do Projeto Circular. Das 9h às 16h30, o acervo do Centro de Memória, que fica na travessa Rui Barbosa, 491, estará disponível para consulta e pesquisa.

O CMA auxilia pesquisas e iniciativas educacionais, que, ancoradas no seu acervo, possibilitam novas leituras sobre o passado da região e instigam ações pedagógicas que visam discutir o processo de construção social e histórica da Amazônia.

O material do CMA é formado pela Coleção de Documentos do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJE- PA), a qual é organizada em duas grandes áreas: Cível e Criminal, com ricos conjuntos documentais correspondentes a varas e a cartórios da capital e do interior do Estado que datam de 1785 a 1970.

Serviço:
25ª edição do Projeto Circular
Data: 7 de abril de 2019.
Inscrições Roteiros Geo-turísticos aqui.
Programação do Centro de Memória da Amazônia aqui.
Programação completa no site do Projeto.

Texto: Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página