Página inicial > Ultimas Notícias > Primeira turma de Mestrado Profissional em Saúde na Amazônia tem aula inaugural

Primeira turma de Mestrado Profissional em Saúde na Amazônia tem aula inaugural

• Publicado: Sexta, 05 de Abril de 2019, 15h55

Aula inaugural

A aula inaugural da primeira turma de Mestrado Profissional em Saúde na Amazônia, do Núcleo de Medicina Tropical (NMT), no Campus de Altamira, será no dia 29 de abril. O curso visa à qualificação de profissionais com capacidade técnico-científica para atuar e produzir conhecimento como formadores na confluência da universidade e dos serviços de saúde com enfoque na Região Amazônica. A aula é aberta ao público e será ministrada pela professora Maria da Conceição Pinheiro (NMT/UFPA). O tema é “A pesquisa científica e o Sistema Único de Saúde”.

Com iniciativa dos professores Ademir Ferreira da Silva Júnior e Renan Rocha Granato, ambos do curso de Medicina, e de professores do Programa de Pós-Graduação, a aula objetiva fomentar uma discussão importante acerca da realização das pesquisas cientificas no SUS. A aula contará com a presença de autoridades locais, da coordenação do campus e da Faculdade de Medicina.

Importância - O professor explica a importância de oferecer a turma no Campus de Altamira. “O curso foi destinado aos professores, técnicos e preceptores da Faculdade de Medicina, uma vez que mais de 70% do corpo docente não possuem pós-graduação stricto sensu. A oferta da turma em Altamira possibilitou a qualificação de vários servidores de uma só vez”, conta o professor.

Ele fala, ainda, da expectativa para o encontro. ”A expectativa é elevar a qualificação docente, fortalecer o ensino, a pesquisa e a extensão na região do Xingu. Além disso, esperamos que o curso forme profissionais com capacidade técnica, pedagógica e científica para atender à demanda específica do mercado de trabalho no ensino de graduação e assistência na saúde, por meio de metodologias efetivas de aprendizagem com vistas ao fortalecimento do SUS”, comenta o professor Ademir Ferreira da Silva Júnior.

Já para o rpofessor Renan Rocha Granato, diretor da Faculdade de Medicina, o curso vai aprimorar o exercício da docência em saúde nesses profissionais, ofício que exige formação pedagógica e desenvolvimento de competências específicas para esta função.

O Programa de Apoio PADT -  tem como objetivo promover a formação de pessoal da UFPA em cursos de pós-graduação e qualificar as atividades fim e as atividades meio na Instituição, bem como contribuir para o crescimento profissional de seus servidores. O PADT compreende tanto ações dirigidas a Programas de Pós-Graduação da UFPA, que oferecem vagas especiais para docentes e técnicos da Instituição, quanto ações voltadas aos próprios servidores que realizam os cursos de pós-graduação na Universidade.

Mestrado Profissional em Saúde na Amazônia - O curso, destinado exclusivamente para profissionais graduados em saúde, atende à demanda de profissionais em saúde da Região Amazônica. O discente do programa tem a oportunidade de atuar em espaços múltiplos nos quais haja necessidade de intervir para solucionar problemas, gerir a informação, técnicas e o conhecimento como atividade meio e atividade fim.

Aula Inaugural de Mestrado Profissional em Saúde na Amazônia
Local: Núcleo de Medicina Tropical (NMT), no Campus de Altamira