Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > 4ª Edição da Semana da Língua Alemã ocorre até 14 de abril com vasta programação
Início do conteúdo da página

4ª Edição da Semana da Língua Alemã ocorre até 14 de abril com vasta programação

  • Publicado: Sexta, 05 de Abril de 2019, 15h06

Semana da Língua Alemã

Por meio das Embaixadas da Alemanha, Áustria, Bélgica, Luxemburgo e Suíça, iniciou-se na última sexta-feira, 5 de abril, a 4ª Edição da Semana da Língua Alemã. O evento conta com a cooperação dos consulados e parceiros culturais no Brasil, e surge com a ideia de que uma língua abre portas para entender melhor a cultura de outros países. A realização vai até o dia 14 de abril, com oficinas na Casa de Estudos Germânicos e na Escola de Aplicação, além de uma mostra de filmes alemães no Cinema Olympia.

A semana busca oferecer ao público a oportunidade de conhecer a língua alemã. A professora Katja Hölldampf, Coordenadora da programação em Belém, explica a importância da Semana. “O domínio da língua alemã é uma grande vantagem no mercado de trabalho, considerando as ciências em particular. A semana é uma forma de mostrar que vale a pena aprender alemão e que é mais fácil do que muitas pessoas imaginam.”

A professora conta ainda que o idioma influencia no aprendizado das ciências. “Com proficiência em alemão o acesso a certas áreas de conhecimento se amplia de forma significativa. Muitas universidades alemãs têm acordos de cooperação com universidades brasileiras em uma variedade de áreas temáticas. O Brasil é hoje o parceiro mais importante do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) na América do Sul”.

Programação – A semana ocorrerá em três espaços, que são: Casa de Estudos Germânicos, Escola de aplicação e Cinema Olympia. A semana contará com oficinas, debates, minicursos e mostra de filmes alemães, visando realizar reflexões sobre a língua alemã. Confira a programação completa Semana da Língua Alemã no Brasil.

Casa de Estudos Germânicos (CEG/UFPA) - A CEG receberá o maestro e violoncelista Walter-Michael Vollhardt e Marina Trindade, produtora cultural, para um bate-papo sobre música e dança como linguagens universais. Haverá, ainda, uma performance com Walter-Michael Vollhardt (violoncelo), Kleber Benigno (percussão) do Trio Manari e Marina Trindade (dança) no marco do Circular, no Porto do Sal (domingo, 07/04, a partir das 14h).

O espaço contará ainda com as oficinas: Fonética e Pronúncia da Língua Alemã; Projetos para pesquisa em ensino de línguas estrangeiras; O Bildungsroman alemão de Goethe até Thomas Mann (Projeto Littera); e Madame Bovary, Simá e Esperada: uma leitura sobre personagens femininas transgressoras e submissas em romances do século XIX (Projeto Littera);

Oficinas na Escola de Aplicação – Ministrada pela professora Katja Hölldampf, a oficina “Expressões idiomáticas no contexto Alemanha-Brasil” será realizada nesta segunda-feira, 8, às 15h. Esta oficina trata de expressões idiomáticas no contexto Alemanha-Brasil e será destinada aos alunos da escola PASCH de Belém.

A “Oficina sobre a cultura da panificação alemã” será realizada na quarta-feira, dia 10 de abril, às 14h. Ela contará com uma breve palestra para introduzir o tema e depois a prática de fazer pão artesanal. No final, haverá degustação da produção de pão e outras delícias culinárias da cultura alemã. Ao todo serão 30 vagas, as inscrições vão até o dia 7 de abril.

Mostra de filmes alemães – A mostra cinematográfica gira em torno de filmes que focam em Berlim, onde a queda do muro, em 1989, simboliza uma viragem histórica, completando 30 anos neste ano de 2019: os filmes a serem exibidos se voltam a temáticas que aspiram expor as diversas facetas de uma metrópole, englobando documentários sobre movimentos de (sub)cultura em ambos os lados do muro e filmes de ficção que tocam aspectos contemporâneos da vida em Berlim.

As produções a serem exibidas, com entrada franca, são: Victoria; Oh Boy; Beuys; Minha Maravilhosa Berlim Ocidental; B-Movie Lust & Sound in Berlin; Mostra de filmes alemães: This ain´t California;

Serviço:

4ª Edição da Semana da Língua Alemã
Data: de 05 a 14 de abril
Local: Casa de Estudos Germânicos (CEG/UFPA) / Escola de aplicação / Cinema Olympia.

Texto: Raquel Brasil - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página