Página inicial > Ultimas Notícias > 4ª Edição da Semana da Língua Alemã ocorre até 14 de abril com vasta programação

• Publicado: Sexta, 05 de Abril de 2019, 15h06

Semana da Língua Alemã

Por meio das Embaixadas da Alemanha, Áustria, Bélgica, Luxemburgo e Suíça, iniciou-se na última sexta-feira, 5 de abril, a 4ª Edição da Semana da Língua Alemã. O evento conta com a cooperação dos consulados e parceiros culturais no Brasil, e surge com a ideia de que uma língua abre portas para entender melhor a cultura de outros países. A realização vai até o dia 14 de abril, com oficinas na Casa de Estudos Germânicos e na Escola de Aplicação, além de uma mostra de filmes alemães no Cinema Olympia.

A semana busca oferecer ao público a oportunidade de conhecer a língua alemã. A professora Katja Hölldampf, Coordenadora da programação em Belém, explica a importância da Semana. “O domínio da língua alemã é uma grande vantagem no mercado de trabalho, considerando as ciências em particular. A semana é uma forma de mostrar que vale a pena aprender alemão e que é mais fácil do que muitas pessoas imaginam.”

A professora conta ainda que o idioma influencia no aprendizado das ciências. “Com proficiência em alemão o acesso a certas áreas de conhecimento se amplia de forma significativa. Muitas universidades alemãs têm acordos de cooperação com universidades brasileiras em uma variedade de áreas temáticas. O Brasil é hoje o parceiro mais importante do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) na América do Sul”.

Programação – A semana ocorrerá em três espaços, que são: Casa de Estudos Germânicos, Escola de aplicação e Cinema Olympia. A semana contará com oficinas, debates, minicursos e mostra de filmes alemães, visando realizar reflexões sobre a língua alemã. Confira a programação completa Semana da Língua Alemã no Brasil.

Casa de Estudos Germânicos (CEG/UFPA) - A CEG receberá o maestro e violoncelista Walter-Michael Vollhardt e Marina Trindade, produtora cultural, para um bate-papo sobre música e dança como linguagens universais. Haverá, ainda, uma performance com Walter-Michael Vollhardt (violoncelo), Kleber Benigno (percussão) do Trio Manari e Marina Trindade (dança) no marco do Circular, no Porto do Sal (domingo, 07/04, a partir das 14h).

O espaço contará ainda com as oficinas: Fonética e Pronúncia da Língua Alemã; Projetos para pesquisa em ensino de línguas estrangeiras; O Bildungsroman alemão de Goethe até Thomas Mann (Projeto Littera); e Madame Bovary, Simá e Esperada: uma leitura sobre personagens femininas transgressoras e submissas em romances do século XIX (Projeto Littera);

Oficinas na Escola de Aplicação – Ministrada pela professora Katja Hölldampf, a oficina “Expressões idiomáticas no contexto Alemanha-Brasil” será realizada nesta segunda-feira, 8, às 15h. Esta oficina trata de expressões idiomáticas no contexto Alemanha-Brasil e será destinada aos alunos da escola PASCH de Belém.

A “Oficina sobre a cultura da panificação alemã” será realizada na quarta-feira, dia 10 de abril, às 14h. Ela contará com uma breve palestra para introduzir o tema e depois a prática de fazer pão artesanal. No final, haverá degustação da produção de pão e outras delícias culinárias da cultura alemã. Ao todo serão 30 vagas, as inscrições vão até o dia 7 de abril.

Mostra de filmes alemães – A mostra cinematográfica gira em torno de filmes que focam em Berlim, onde a queda do muro, em 1989, simboliza uma viragem histórica, completando 30 anos neste ano de 2019: os filmes a serem exibidos se voltam a temáticas que aspiram expor as diversas facetas de uma metrópole, englobando documentários sobre movimentos de (sub)cultura em ambos os lados do muro e filmes de ficção que tocam aspectos contemporâneos da vida em Berlim.

As produções a serem exibidas, com entrada franca, são: Victoria; Oh Boy; Beuys; Minha Maravilhosa Berlim Ocidental; B-Movie Lust & Sound in Berlin; Mostra de filmes alemães: This ain´t California;

4ª Edição da Semana da Língua Alemã
Data: de 05 a 14 de abril
Local: Casa de Estudos Germânicos (CEG/UFPA) / Escola de aplicação / Cinema Olympia.

Texto: Raquel Brasil - Assessoria de Comunicação da UFPA