Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Professores lançam o “Guia Prático de Neonatologia”
Início do conteúdo da página

Professores lançam o “Guia Prático de Neonatologia”

  • Publicado: Segunda, 08 de Abril de 2019, 15h20

imagem3A

Foi lançado, no dia 25 de março, durante o 15º Congresso Paulista de Pediatria, no estande da Livraria Atheneu, em São Paulo, o Guia Prático de Neonatologia. O livro foi elaborado por um grupo de professores da UFPA: Aurimery Gomes Chermont e Laélia Maria Barra Feio Brasil, professor Alexandre Miralha, da UFAM, e a professora Lilian Sadeck, da USP. As autoras paraenses realizarão o lançamento da obra em Belém, no dia 25 de abril, no prédio da Reitoria, no auditório da Sege, às 17h. O lançamento contará com 100 exemplares da obra.

Segundo a professora Aurimery Chermont, do internato de Neonatologia e supervisora da Residência Médica em Pediatria da UFPA, “o guia surge para divulgar seu uso por qualquer profissional do País e ajudar no dia a dia do cuidado com o recém-nascido de uma forma prática. O livro deverá ser especialmente adotado por todos aqueles que atuam para superar os desafios regionais do cuidado neonatal.”

Guia Prático de Neonatologia – O livro, produzido pela Editora Atheneu, trata do cuidado prático do recém-nascido, desde o atendimento em sala de parto até a alta hospitalar, abordando as principais intercorrências, como tratamento e prevenção da icterícia neonatal, infecções congênitas entre outras, para a redução da mortalidade infantil paraense.

Esta é a primeira obra completa de neonatologia escrita predominantemente por professores que ensinam e praticam a arte da neonatologia em uma região repleta de desafios do ponto de vista econômico e social: a Região Norte. A obra poderá ser usada por qualquer profissional do País e deverá ser adotada por todos aqueles que atuam para superar os desafios regionais do cuidado neonatal.

Autoras – A professora Aurimery Gomes Chermont é doutora em Ciências Médicas pela Unifesp, professora Associada II da Universidade Federal do Pará e supervisora do Programa de Residência Médica em Pediatria da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. Ela possui título de especialista em Pediatria e Neonatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: pediatria, RN de risco, dor, recém-nascido, reanimação neonatal e seguimento de RN de risco. Já a professora Laélia Maria Barra Feio Brasilé é doutora em Doenças Tropicais. Atualmente, coordena o Centro de Atenção à Saúde da Mulher e da Criança (Casmuc), da Faculdade de Medicina - FAMED/ICS/UFPA, é vice-supervisora da Residência Médica em Pediatria e tem atuado principalmente nos seguintes temas: pediatria, nutrição infantil, aleitamento materno, desenvolvimento infantil e malária.

Serviço:
Lançamento do Guia Prático de Neonatologia
Data: 25 de abril
Local: Prédio da Reitoria, auditório da Sege 3º andar
Hora: às 17h

Texto: Raquel Brasil - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação

Arte: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página