Página inicial > Ultimas Notícias > Alunos da UFPA promovem curso gratuito de produção de geleias artesanais como alternativa ao desemprego

• Publicado: Segunda, 08 de Abril de 2019, 15h13

produção geleias artesanais

Pimenta, laranja, limão, açúcar e sal. Esses ingredientes compõem o delicioso melaço de pimenta, marca registrada do Projeto Fiero. E quem não possui fonte de renda fixa tem a oportunidade de aprender essa e outras receitas artesanais em um curso gratuito que inicia nesta quarta, 10.

A iniciativa é de alunos do time Enactus da Universidade Federal do Pará, e as inscrições ainda estão abertas. O curso garante capacitação teórica e prática para produção de geleias, sob orientação de professores e chefs renomados. Podem participar pessoas desempregadas ou em situação de vulnerabilidade socioeconômica que tenham interesse e experiência prévia na área da gastronomia, confeitaria ou produção de doces.

Bruna Aguiar, estudante de Engenharia de Alimentos e líder da iniciativa, ressalta que o curso é uma oportunidade para garantir uma boa renda: “Queremos atender a um público que tem vontade e iniciativa, mas precisa de capacitação e conhecimentos mais profundos para iniciar a produção. Vamos oferecer todos os ingredientes e apoio profissional para que eles aprimorem suas habilidades e consigam empreender no ramo da produção de geleias”, garante.

Consciência ambiental - O empreendedorismo é a marca do Projeto Fiero, que promove o curso de geleias pela primeira vez, mas há três anos já tem trabalhado na capacitação de feirantes do Mercado de São Brás. O foco do projeto é o aproveitamento de alimentos da feira, que seriam descartados apenas por critérios estéticos.

O primeiro produto criado pela iniciativa, o melaço de pimenta com laranja, já possui mais de 96% de aceitação no mercado e 60% de margem de lucro. Desde 2016, mais de 50 feirantes já foram capacitados.

Sobre o Time Enactus/UFPA - Fundado em 2014 por alunos de diversos cursos, com o apoio da Universitec/UFPA, tem como missão desenvolver líderes que, por meio de ações empreendedoras, sejam capazes de empoderar pessoas para transformar comunidades, melhorando a qualidade de vida e o bem-estar social. Mais de duas mil pessoas já foram impactadas com ações dos cinco projetos executados pelo time em Belém.

Curso gratuito de produção de geleias artesanais
Para pessoas desempregadas ou em situação de vulnerabilidade socioeconômica
Às quartas, das 16h às 17h30.
Saiba mais: Enactus UFPA no Facebook

Texto e foto: Divulgação