Página inicial > Ultimas Notícias > Pesquisa desenvolvida no Parfor Pedagogia resgata jogos tradicionais de aldeias no Xingu

• Publicado: Quarta, 10 de Abril de 2019, 15h57
CAPA Foto 1 aldeia Ngomejti Aucirlene da SilvaJogos e brincadeiras tradicionais de integrantes da etnia Kayapó-Mebengôkre foram tema de uma pesquisa desenvolvida pela professora Aucirlene da Silva, durante o seu Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia, no município de São Félix do Xingu. O curso foi promovido pela Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio do Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor).

Foto 2 aucirlene tcc coordenacaoAucirlene atua na educação escolar indígena do município desde 2013 e é uma das 20 concluintes da turma, que receberá a outorga do grau no próximo mês de maio. Com a formatura, o Parfor UFPA chega à conclusão de 97 turmas de Pedagogia no Pará durante os 10 anos do programa, formando 2.755 novos pedagogos no Estado.

"Por meio do Parfor, eu aprendi a associar a cultura indígena e a cultura não indígena, fazendo uma aula diferenciada. Por mais que o currículo escolar indígena não seja diferenciado, aprendi a elaborar minha aula de acordo com a realidade deles", conta Aucirlene.

A professora ressalta que sua pesquisa surgiu após integrantes mais velhos da etnia Kayapó-Mebengôkre apontarem a extinção de jogos e brincadeiras tradicionais daqueles povos. "Os mais velhos questionavam que a escola não se preocupava em desenvolver os jogos da cultura deles", conta a professora.

Foto 3 aldeia Pykakoti Aucirlene da SilvaJogos tradicionais - Em sua pesquisa, a professora identificou e descreveu atividades como o Peikrã, um jogo tradicional Kayapó praticado por homens na aldeia Pykakoti, no qual uma "peteca" feita com palha seca de milho e penas é lançada para o ar entre o grupo de participantes e quem deixar a peteca cair sofre punição.

Na aldeia Ngomejti, Aucirlene identificou o Tyrytiprêk: jogo disputado entre duas equipes em que os integrantes de cada time devem lançar caules das folhas de bananeira contra os adversários. Os integrantes atingidos deixam o jogo até que uma equipe inteira seja eliminada e o time adversário seja declarado vencedor.

Foto 4 criancas Ngomejti Aucirlene da SilvaAinda na aldeia Ngomejti, a professora descreveu a brincadeira conhecida como Bebé, na qual as meninas enfeitam mangaras (o "coração" da bananeira) com roupas e pinturas como se fossem bebês. O objetivo delas é cuidar dos bebês e protegê-los dos ataques dos meninos, que tentam roubá-los e destruí-los.

"Essa brincadeira retrata um tempo em que os indígenas eram ameaçados constantemente, quando os brancos invadiam suas aldeias e promoviam massacres para ficar com suas terras, o ouro, representando o genocídio dos povos indígenas. Os meninos representam os brancos e as meninas interpretam os moradores das aldeias", explica a professora.

Aucirlene destaca, ainda, que, apesar de terem se tornado práticas esportivas, algumas modalidades como o arco e a flecha, a canoagem e o arremesso de lança são atividades relacionadas à pesca e à caça, por isso não são considerados jogos tradicionais pela etnia Kayapó-Mebengôkre.

Pesquisa - Para o professor Leonardo Zenha Cordeiro, orientador do trabalho de Aucirlene, a pesquisa dela vai além do resgate da memória das comunidades tradicionais da região.

"A partir do momento em que ela começa a repensar currículos e a questão da educação escolar indígena, essa problematização no trabalho dela é fundamental. A literatura não consegue ainda trazer a diversidade que o trabalho dela traz. Mesmo com todas as dificuldades, o trabalho dela é brilhante", comemora o professor.

Foto 6 turma de pedagogia coordenacaoAlém de Aucirlene, mais três alunas da turma foram orientadas por Leonardo. Todas as bancas de avaliação dos trabalhos tiveram representantes e pesquisadores das comunidades indígenas. Neste contexto, o professor ressaltou a importância de um programa como o Parfor para a educação no Estado.

"Acho que é uma política vitoriosa, leva o ensino superior aos rincões do Pará, mesmo com contratos precários, baixos salários, escolas precarizadas. Para mim, foram trabalhos brilhantes, são estudantes brilhantes diante de um contexto precário. Com as possibilidades que têm, elas vão constribuir muito", conclui o professor.

Texto: Alexandre Yuri Nascimento - Ascom/Parfor
Fotos: Aucirlene da Silva e Coordenação do Parfor/São Félix do Xingu,