Página inicial > Ultimas Notícias > Laboratório de Ecologia Vegetal faz campanha para coletar potes de vidro para o cultivo de briófitas

• Publicado: Quarta, 10 de Abril de 2019, 15h37

jardim em conserva2

O Laboratório de Sistemática e Ecologia Vegetal (LASEV) da Universidade Federal do Pará (UFPA) está com uma campanha para recolher potes de vidro para o cultivo de briófitas. A campanha tem como objetivo a conscientização quanto à necessidade de reutilização de materiais recicláveis e a diminuição dos resíduos dispostos nos aterros e lixões, bem como mostrar como utilizar, de forma decorativa, os vidros que são descartados em lixeiras.

De acordo com a professora e curadora do herbário da UFPA, Roberta Macedo Cerqueira, o material recolhido será utilizado para a confecção de terrários e cultivo de briófitas, que são utilizados em aulas práticas de botânica.

“Além das aulas, os terrários produzidos pelos alunos serão doados em eventos externos do laboratório, realizados em praças públicas e escolas. Pretendemos com isso levar um pouco da botânica para dentro das casas das pessoas e demonstrar como, com atitudes simples e com poucos materiais, podemos ter um lindo enfeite para a casa utilizando a biodiversidade local”, afirma Roberta Macedo Cerqueira.

Participação - Desde que não sejam garrafas de bebida, os interessados podem participar doando potes de vidro que tenham tampa e que não estejam danificados. A entrega deve ser feita no Lasev, que se localiza no prédio de pesquisa do ICB, no piso térreo, sala 116. Na entrega de 3 potes de vidro, a pessoa ganha um terrário feito pelos estagiários e alunos do curso de Biologia.

LASEV - Localizado no prédio de pesquisa do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), o laboratório tem como principal foco o estudo da biodiversidade amazônica e as interações entre o componente biótico e abiótico dos ecossistemas. Visa também ao ensino de Botânica, com a formação de recursos humanos para atuarem diretamente no ensino básico local e regional.

Entre as atividades e pesquisas desenvolvidas no Lasev estão o levantamento de espécies vegetais da Amazônia, florística de áreas preservadas e alteradas, interações solo-planta, elaboração de novas metodologias e materiais didáticos para o ensino de botânica.

Serviços:
Campanha para recolher potes de vidro para o cultivo de briófitas.
Local: ICB da UFPA, sala 116. R. Augusto Corrêa, 1 - Guamá, Belém - PA.

Texto: Gilberto Moura - Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Reprodução/Google