Página inicial > Ultimas Notícias > II Feira de Experimentos de Ciência e Tecnologia ocorre nesta sexta-feira, no Mirante do Rio

• Publicado: Quinta, 11 de Abril de 2019, 15h45

bloco de salas de aula ufpa foto adolfo lemos 08 02 2017 20 24 22

Nesta sexta-feira, 12, ocorre a II Feira de Experimentos de Ciência e Tecnologia. O evento, que tem como objetivo levar experimentos de ciência e tecnologia ao alcance do público, ocorrerá no Campus Básico da Universidade Federal do Pará (UFPA), no hall do espaço de ensino Mirante do Rio, das 17h30 às 20h30. O evento é voltado a estudantes do Ensino Fundamental ao Superior, e a participantes de projetos de extensão, mas é aberto ao público geral.

A feira faz parte do Projeto Ciência na Praça, que tem como objetivo levar conhecimentos científicos experimentais para praças de diversas localidades, inclusive no interior do Estado. “Sua importância está em levar informações científicas relevantes ao conhecimento público, fazendo-as entenderem a importância da experimentação diante de uma teoria clássica”, explicou o professor Rubens Silva, coordenador do Ciência na Praça.

“A feira trará muitos experimentos recheados de curiosidades produzindo interação com o público e levando conhecimentos diversos sobre ciência. Para tal, contamos com a participação de outros laboratórios referências na UFPA”, complementou o professor.

Estarão presentes o Laboratório de Demonstrações (LabDemon), o Núcleo de Astronomia (Nastro), o Museu Interativo da Física (MINF), o laboratório de Engenhocas do ITEC, o Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF), as turmas de Instrumentação para o Ensino de Física da graduação e o Programa de Educação Tutorial em Física (PET FÌSICA) e demais PETs.

Ciência na Praça – O projeto reúne vários estudantes e professores em um local, por aproximadamente três horas, fazendo demonstrações experimentais. Ele funciona reunindo os laboratórios parceiros, que, juntos, levam as informações científicas de situações do nosso cotidiano. O programa tem a participação e o envolvimento de muitos profissionais da educação que ajudam na divulgação e incentivam a participação maior dos alunos de todas as faixas etárias e níveis educacionais.

Texto: Rafael Miyake – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Adolfo Lemos