Página inicial > Ultimas Notícias > Workshop debate Eficiência Energética em Edificações da UFPA

Workshop debate Eficiência Energética em Edificações da UFPA

• Publicado: Sexta, 07 de Junho de 2019, 15h53

Eficiência Energética CEAMAZON

O Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônia (Ceamazon), da Universidade Federal do Pará (UFPA), realizará, no dia 18 de junho, o II Workshop de Eficiência Energética, com o tema “Eficiência Energética em Edificações da UFPA: Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE Edifica)”. O evento visa promover o uso racional da energia elétrica em edificações, por meio da redução dos desperdícios. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas aqui.

Após a formulação da Instrução Normativa MPOG/SLTI nº 02, de 4/06/2014, na qual se determina que, a partir de 2020, se tornará obrigatória a etiquetagem de edificações públicas federais da Administração Direta, Autárquica e Fundacional, novas e existentes, que sofrerem reformas (Retrofits), com área superior a 500 m², tornando-se imprescindível a classificação do desempenho desses edifícios no patamar mais elevado (classe “A”). Sendo assim, é de extrema importância que a discussão sobre o uso eficiente da energia elétrica se torne cada dia mais frequente entre estudantes e profissionais da área.

“Os constantes indícios de crises energéticas ocorridos nas últimas décadas ocasionaram o aumento da importância da conservação dos recursos naturais, da melhoria da eficiência energética em toda cadeia de geração e do consumo em todo o país”, comenta Ulisses Paixão Jr., mestre em Engenharia Elétrica pela UFPA.

O evento trará como pauta o Regulamento Técnico de Qualidade em Eficiência Energética do Programa Nacional de Eficiência Energética em Edificações (Procel Edifica) e o Sistema de Gestão de Energia Elétrica (SISGEE).

O workshop ocorrerá no auditório do Ceamazon, no Parque de Ciência e Tecnologia do Guamá, em Belém. O evento é direcionado a estudantes da UFPA e externos, a servidores da Universidade e a profissionais do ramo de eficiência energética e de energias renováveis.

Estudos realizados na UFPA – Como ponto principal do evento, serão apresentados trabalhos dos estudantes de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE/UFPA) que estão cursando a disciplina Eficiência Energética. Os resultados dos trabalhos, que incluem levantamentos de uso de energia dos sistemas de iluminação e ar condicionado, projetos de inserção de geradores fotovoltaicos e análises de qualidade de energia elétrica, serão repassados à Prefeitura do Campus Guamá da UFPA para implementação, conforme acordo realizado entre a Universidade e o Ceamazon.

O software SISGEE, utilizado para o estudo de qualidade de energia elétrica, atende às normas e aos padrões de funcionamento e desempenho de distribuição de energia elétrica no País, estabelecidos no módulo 8 do PRODIST - ANEEL. A expectativa é de que o monitoramento do sistema reduza perdas financeiras e materiais, tendo em vista que a melhoria da qualidade de energia elétrica reduz a queima de equipamentos eletrônicos e evita multas por mau uso da rede elétrica no campus. Para saber mais, confira aqui.

Ceamazon – O centro foi criado em 2006, em uma parceria da UFPA, com a Eletrobras e com o governo do Estado do Pará, com o objetivo de atuar como uma entidade pública de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Desde então, o centro contribui para o desenvolvimento regional, buscando a eficiência energética por meio da expansão tecnológica, oferecendo subsídios para a regulamentação do mercado de eficiência energética na Região Norte.

II Workshop de Eficiência Energética
Data: 18 de junho
Hora: das 8h às 12h
Local: Auditório do Ceamazon (Parque de Ciência e Tecnologia do Guamá)