Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto Sarabalsa revive tradição dos antigos saraus na II FLIX em Altamira

Projeto Sarabalsa revive tradição dos antigos saraus na II FLIX em Altamira

• Publicado: Sexta, 14 de Junho de 2019, 15h49

Sarabalsa Flix 1

Declamação de poesias, contação de histórias de vida, dança de Carimbó e até a lembrança de cantigas de roda foram atividades que contagiaram os integrantes do Projeto "Sarabalsa", que transforma uma embarcação de grande porte em um espaço para compartilhar experiências literárias. A "Sarabalsa" faz parte da programação da II Festa Literária do Xingu: outras margens (FLIX), que ocorre em Altamira, até este sábado, 15 de junho, promovida pelo Campus da UFPA/Altamira. Os organizadores criaram um varal de poesias em que os participantes podem escolher e recitar textos de grandes autores da Literatura Brasileira.

Concluinte do curso de Engenharia do Campus da UFPA/Altamira, Pablo Almeida declamou,  pela primeira vez, uma poesia. "Embora goste de cálculos, de números, eu também aprecio ler. Nunca tinha participado de um sarau antes. Gostei muito de recitar poesias e também de conhecer um pouco mais sobre literatura", afirmou.

A primeira edição do projeto ocorreu durante o I Simpósio de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia, realizado em maio de 2017. O idealizador da "Sarabalsa" e também professor do curso de Letras (UFPA/Altamira), Nelivaldo Cardoso Santana, explicou o objetivo do projeto: "Queremos fazer uma interação da produção literária com o Rio Xingu."

Ele lembra que, desta vez, a "Sarabalsa" vai fazer um percurso diferente. "Vamos passar por dentro da Ilha do Arapujá, que foi atingida por Belo Monte". A "Sarabalsa" terá mais duas edições nesta II FLIX. As saídas ocorrem nesta sexta-feira, 14, e no sábado, 15, às 16h, do porto 6 do caís de Altamira. As inscrições podem ser feitas por meio do site da FLIX.

Sobre o Arapujá - A Ilha do Arapujá está localizada em frente à cidade de Altamira e foi completamente desmatada, porque deveria ser inundada pelo lago da Usina de Belo Monte. A inundação não ocorreu, mas a vegetação foi completamente destruída. Na época, a destruição chegou a ser denunciada pelos moradores e  pelos movimentos sociais de Altamira, que, em agosto de 2015, realizaram um abraço simbólico à ilha e fizeram um grande manifesto para tentar salvar Arapujá. Não adiantou, e hoje o que se vê é uma Ilha quase morta, que luta para soberviver. Atualmente recebe uma nova cobertura florestal.

II Festa Literária Internacional do Xingu-FLIX: Outras Margens
Data: até 15 de junho de 2019
Local: Centro de Eventos, Casa de Memória e Universidade Federal do Pará - Campus de Altamira
Mais informações no site do evento ou na página do Instagram.
Saiba mais sobre o lançamento dos livros Universo Encantado do Catalendas e Conflitos Jurídico-Políticos na Amazônia e Processos de Enfrentamento que ocorrerão durante a FLIX

Text: Assessoria de Imprensa da II FLIX
Fotos: Bartolomeu Rodrigues