Página inicial > Ultimas Notícias > A literatura é lançada oficialmente na Amazônia

A literatura é lançada oficialmente na Amazônia

• Publicado: Sexta, 14 de Junho de 2019, 15h59

abertura Flix DAvid AlvesA II Festa Literária Internacional do Xingu – II FLIX: Outras Margens iniciou seus trabalhos na noite do dia 12 de junho, em Altamira-Pará. A abertura oficial contou com a presença de representantes da Academia de Letras de Altamira, do governo do Estado e dos Munícipios da Região da Transamazônica e do Xingu, além da embaixada da Áustria, que representou Portugal, Chile e França. Houve apresentações culturais que pautaram o multiculturalismo da região.

O evento tem a finalidade de ser reconhecido nacional e internacionalmente como um dos mais importantes da Região Norte do País. Nesta edição, a temática é a "Literatura Infantojuvenil: Narrativas Místicas e Fantásticas", com homenagem ao grande escritor paraense Walcyr Monteiro, que deixou um grande acervo para o mundo. A II FLIX é realizada pela Universidade Federal do Pará - Campus Altamira – UFPA.

A II FLIX se destina a atender a todos os públicos, entre crianças, jovens e adultos, com uma programação vasta, que vai de mesas temáticas, exposições, oficinas, sessões de cinema ao Sarabalsa. A programação está distribuída entre Centro de Eventos, Casa de Memória e UFPA Campus de Altamira.

Abertura - Na mesa de abertura, o prefeito de Altamira, Domingos Juvenil, desejou boas-vindas ao evento, e a secretária de Estado de Cultura do Pará (Secult), Úrsula Vidal, reforçou a relevância do evento que fortalece a cultura regional e mostrou-se honrada em fazer parte desse momento.

foto david Alves ASCOMFLIXJá a coordenadora da II FLIX e coordenadora do Campus Altamira da UFPA, professora Maria Ivonete Coutinho, pontuou os desafios de realizar um trabalho na magnitude que é a FLIX. "O que sinto, neste momento, comparo a um parto, que é um processo doloroso e exaustivo, mas gratificante de ver o resultado dos esforços e dar o seu devido valor."

Um dado importante e de grande orgulho colocado pela coordenadora é a participação de mais de 200 pessoas que estão envolvidas na construção deste sonho. Por este motivo, Ivonete Coutinho finalizou agradecendo a participação e o apoio das instituições parceiras e parabenizando todo o corpo docente, técnico e discente das universidades. A festa segue com sua programação até as 22h deste sábado, 15 de junho.

II Festa Literária Internacional do Xingu-FLIX: Outras Margens
Data: até 15 de junho de 2019.
Local: Centro de Eventos, Casa de Memória e Universidade Federal do Pará - Campus de Altamira
Mais informações no site do evento ou na página do Instagram.
Saiba mais sobre o lançamento dos livros Universo Encantado do Catalendas e Conflitos Jurídico-Políticos na Amazônia e Processos de Enfrentamento que ocorrerão durante a FLIX

Texto: Assessoria de Imprensa FLIX
Fotos: David Alves