Página inicial > Ultimas Notícias > Proplan lança programa para reforçar a promoção da responsabilidade socioambiental

• Publicado: Terça, 01 de Outubro de 2019, 15h00

30.09.2019 UFPA Sustentável SEGE Lucas Brito SITE 1

Com o objetivo de contribuir para o alcance da missão institucional da Universidade Federal do Pará (UFPA) em produzir, socializar e transformar o conhecimento na Amazônia, para a formação de cidadãos capazes de promover a construção de uma sociedade inclusiva e sustentável, foi lançado na segunda-feira, dia 30, o programa Proplan Sustentável: Educação e Meio Ambiente.

Esta iniciativa que se soma a tantas outras já implementadas na Instituição, foi elaborada em consonância com o Plano de Logística Sustentável (PLS) da UFPA, Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) e demais normativos do governo federal e da universidade e surge como fruto do Plano de Desenvolvimento da Unidade (PDU) da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan), tendo por premissa o fortalecimento de uma cultura organizacional voltada para a sustentabilidade, por meio de processo de conscientização ambiental para todos os colaboradores da Proplan e adoção de práticas voltadas para o uso consciente dos recursos públicos.

“É a concretização de uma proposta que, acredito, estimulará a adoção de atitudes conscientes no uso dos recursos naturais e bens públicos a toda equipe desta Pró-Reitoria e espera-se que possa servir de estímulo a outras Unidades da Instituição, quanto à necessidade de adoção de uma postura mais proativa diante da questão ambiental”, ressaltou a Pró-reitora de Planejamento, Raquel Trindade.

O programa apresenta um conjunto de iniciativas a serem implementadas na Proplan, para um período de dois anos, que contemplam desde ações relacionadas com a economia de insumos e materiais, educação ambiental, racionalização no consumo de energia elétrica e ações de qualidade de vida. Para conferir o programa Proplan Sustentável, clique aqui.

Para o Coordenador do programa, Fagner Silva, “há grandes expectativas quanto à consecução das ações previstas, em razão do comprometimento de toda a equipe. Vamos aproveitar esse engajamento para impulsionar a inserção de critérios socioambientais no dia a dia de todos os colaboradores da PROPLAN”.

UFPA Sustentável – Como prosseguimento das ações previstas no Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS), no início de 2019 foi lançada a campanha “UFPA Sustentável”, com o objetivo de conscientizar todos sobre a importância de se ter responsabilidade socioambiental, de maximizar a utilização de recursos naturais e de valorizar o patrimônio.

Algumas atitudes sugeridas pela campanha de sustentabilidade, que já vêm sendo seguidas por diversos Institutos da universidade, são: o uso de papel impresso para borrão, a adesão ao processo de logística reversa de toners e cartuchos, a diminuição do uso de descartáveis, e a troca de lixeiras comuns por lixeiras que propiciem a coleta seletiva. Essas ações seguem as diretrizes dos 5Rs - repensar, reduzir, recusar, reutilizar e reciclar- propostos pelo PLS.

Texto: Rafael Miyake – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Lucas Brito