Página inicial > Ultimas Notícias > Competição de tecnologias móveis seleciona projetos universitários

Competição de tecnologias móveis seleciona projetos universitários

• Publicado: Sexta, 25 de Outubro de 2019, 18h09

campus mobile 2019

Está aberto o período de inscrições para o Programa Campus Mobile, que reúne universitários criativos e empreendedores de diferentes áreas e incentiva-os a se tornarem desenvolvedores de aplicativos e serviços. Os projetos inscritos concorrerem a uma viagem de imersão ao Vale do Silício e prêmios em dinheiro. Com base no regulamento, as inscrições são grátis e podem ser feitas aqui, até o dia 17 de novembro.

O programa é uma iniciativa que orienta jovens talentos no desenvolvimento de projetos inovadores que visam ao desenvolvimento social e econômico do Brasil. Este ano, serão selecionados até 240 jovens para desenvolverem os projetos inscritos e concorrerem. Podem participar universitários e recém-formados com ideias e soluções para serem implementados utilizando as tecnologias móveis.

Inscrições – São gratuitas e ficarão abertas até o dia 17 de novembro, no site. Os participantes devem informar seus dados gerais,  o perfil de cada candidato e falar sobre a proposta de aplicativo e/ou serviço de tecnologia móvel.

Conforme o regulamento, os candidatos deverão se inscrever em uma das seguintes categorias: Diversidade, Educação, Smart Cities, Smart Farms, Games ou Saúde. Os projetos submetidos devem ser aplicativo ou serviço de tecnologia móvel e contemplar obrigatoriamente o uso de telefonia móvel, sendo celulares ou outras plataformas que utilizem redes de telefonia móvel.

A Comissão Técnica selecionará até 20 projetos em cada categoria, limitado ao número máximo total de 240 pessoas diretamente vinculadas aos projetos selecionados. A lista completa com os projetos selecionados para participarem do programa será divulgada aqui, no dia 12 de dezembro de 2019.

Critérios para participação – Os candidatos devem estar cursando graduação em Instituição de Ensino Superior no Brasil ou ter concluído graduação no Ensino Superior do Brasil em 2018 ou em 2019; ter no mínimo 18 anos; ser responsável direto pelo projeto proposto: idealização e execução.

As ideias submetidas devem ser relativas a projetos de conteúdos, produtos ou serviços para telefonia móvel em fase de especificação: detalhamento da ideia com sua descrição, definição do contexto no qual ela está inserida, público-alvo e aspectos mais inovadores; ou de implementação: uma ideia detalhada, cuja concretização tenha sido iniciada com busca de soluções técnicas e/ou criação de protótipos parciais.

A organização do programa poderá determinar a mudança de categoria do projeto inscrito caso avalie que este seja mais compatível com outra categoria.

UFPA no Campus Mobile- Na última edição do programa, uma equipe de estudantes do Campus de Tucuruí da UFPA foi finalista da competição. O Projeto “Arco de Maguerez”, desenvolvido pelos estudantes Eduardo Lima Nascimento, Hugo Henrique da Silva Lima e Vivian Leite Sousa, é uma ferramenta que auxilia professores no ensino de educação sexual a interagirem com os alunos de forma que o discente se sinta mais confortável para esclarecer suas dúvidas.

“É difícil descrever tudo que conseguimos obter com essa oportunidade, toda troca de experiência com pessoas de diversos Estados do País, todas as palestras que ajudaram a aprimorar nossa ideia, todo o retorno que obtivemos de pessoas experientes da área de tecnologia”, pontuou Eduardo Lima Nascimento logo após a participação. Durante a competição, a equipe de alunos da UFPA contou com uma monitoria em ambiente virtual, seguida por uma semana presencial, com a oportunidade de aprimorar seus protótipos, conhecer os projetos concorrentes e ter seus projetos avaliados.

Campus Mobile – É uma competição que ocorre anualmente, organizada pelo Instituto Claro, em parceria com a Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), e com o apoio do Laboratório de Sistemas Integráveis da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (LSI-USP).

Os projetos participantes são avaliados por uma banca de investidores, empresários e avaliadores. Após a etapa final, que vai julgar quesitos como implementação, usabilidade e inovação, uma equipe de cada categoria (Diversidade, Educação, Smart Cities, Smart Farms, Games e Saúde) será escolhida para uma viagem de imersão para o Vale do Silício, em São Francisco, nos Estados Unidos.

Inscrições para o Programa Campus Mobile

Prazo final de inscrição: 17 de novembro