Página inicial > Ultimas Notícias > CNPq recebe inscrições para o IX Prêmio Fotografia-Ciência & Arte

CNPq recebe inscrições para o IX Prêmio Fotografia-Ciência & Arte

• Publicado: Sexta, 17 de Janeiro de 2020, 16h42

banner PFotoIX CNPQ

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) está com inscrições abertas para o IX Prêmio Fotografia-Ciência & Arte, que premiará pesquisadores e estudantes de graduação e de pós-graduação que trabalham com registros fotográficos em suas pesquisas. As inscrições estarão abertas até 20 de março de 2020.

O prêmio é dividido em duas categorias:  imagens produzidas por câmeras fotográficas e imagens produzidas por instrumentos especiais.  Os vencedores de cada categoria recebem o prêmio de R$ 8 mil para o primeiro colocado, R$ 5 mil para o segundo colocado e R$ 2 mil para o terceiro colocado. Os primeiros colocados de cada categoria irão receber, além disso, passagem aérea e hospedagem para participar da 72ª Reunião da SBPC, em julho de 2020.

A inscrição é de caráter individual e deverá ser efetuada em apenas uma categoria, exclusivamente, na página do Prêmio na internet, na qual está disponível o regulamento completo do concurso.

O Prêmio - O Prêmio de Fotografia - Ciência & Arte foi criado em 2011, com o objetivo de fomentar a produção de imagens com a temática de Ciência, Tecnologia e Inovação, contribuir com a divulgação e a popularização da ciência e tecnologia e ampliar o banco de imagens do CNPq.

Ao premiar imagens de qualidade, o prêmio revela talentos e apresenta, por meio das inscrições, uma amostragem das imagens provenientes de trabalhos científicos desenvolvidos nas Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa no país, além de estimular os pesquisadores a usarem recursos fotográficos em suas pesquisas.

Em oito edições realizadas, foram recebidas 6.367 inscrições de estudantes de graduação e de pós-graduação, docentes e pesquisadores brasileiros, sendo premiados 66 trabalhos oriundos de todas as regiões do país, assim distribuídos: 41 do Sudeste, 9 do Sul, 8 do Norte, 5 do Centro-Oeste e 3 do Nordeste, e 56 pesquisadores nomeados por portaria para a composição das comissões julgadoras.

No ano de 2019, a aluna do Programa de Pós-Graduação em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários (PPGBAIP) da UFPA Lienne Silveira de Moraes foi premiada com o segundo lugar na categoria imagens produzidas por instrumentos especiais. Saiba mais aqui.

Texto: Coordenação de Comunicação Social do CNPq