Página inicial > Ultimas Notícias > Calouros de cursos pré-vestibulares gratuitos falam sobre a importância da preparação oferecida pela Universidade

• Publicado: Quarta, 04 de Março de 2020, 18h16

portal capa projeto modelo 2 2

O ensino dentro da Universidade Federal do Pará vai muito além dos cursos de graduação e de pós-graduação. A Instituição também oferece, por meio de projetos de tutoria e extensão, a oportunidade para centenas de jovens e adultos, em situação de vulnerabilidade social, estudarem em um cursinho pré-vestibular totalmente gratuito que auxilia a preparação dos estudantes para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Entre os 6.968 aprovados no PS 2020, vários haviam sido atendidos por esses projetos oferecidos em Belém e nos demais campi do interior.

Fernanda Monteiro, de 17 anos, foi uma delas.  Aprovada no curso de Serviço Social, ela mora no bairro Jurunas, na área periférica da capital, e foi estudante da turma intensiva do Projeto Universidade Aberta (PUA), cujas aulas ocorriam no prédio do Espaço de Ensino Mirante do Rio, no Setor Básico do Campus de Belém. “Fiquei muito feliz quando comecei a estudar no PUA, pois se encaixava no meu horário, era de graça e tinha ótimos professores. É muito bom saber que a UFPA tenta atender à população menos favorecida”, comenta a caloura.

Caloura FernandaApesar da rotina estressante que contava com trabalho, aulas e revisão todas as noites, a jovem já está ansiosa para o começo das aulas. Ela revela inclusive que já perguntou para alguns veteranos como é a dinâmica do curso e está se familiarizando com a grade curricular.

Outro calouro que estudou em curso pré-vestibular gratuito da UFPA e conseguiu sua aprovação no PS/2020 foi Daniel Brasil. Também com 17 anos de idade, Daniel Brasil é um dos 30 aprovados no curso de Engenharia da Computação do Campus de Castanhal. O jovem estudou no Cursinho Popular professor Horacio Schneider (CPHS), ofertado no Campus de Capanema, cidade em que reside.

Calouro Daniel“De manhã, tinha que ir para o colégio, de tarde, ia para o grupo de estudos e, à noite, para o cursinho popular. Conquistei a aprovação pelo meu esforço e isso é bastante gratificante para mim. Não espero que seja fácil concluir o curso, mas, com determinação e força de vontade, sei que posso ter muito sucesso na área profissional que eu vier a atuar”, conta Daniel Brasil.

Oportunidades dentro da UFPA - Os cursos pré-vestibulares gratuitos da Universidade Federal do Pará oportunizam, para muitas pessoas de baixa renda, a conquista da tão desejada aprovação em uma das graduações da UFPA. Projetos como o PUA em Belém e Abaetetuba, o cursinho Horacio Schneider em Capanema, e o Cursinho Popular Paulo Freire (CPPF) em Bragança, entre outros, fazem parte da proposta de inclusão social da Universidade para com a sociedade.

“É irrefutável que o cursinho popular oferecido pela UFPA não só abre portas para que você ingresse em uma universidade, mas também dá a você a oportunidade de crescer pessoalmente. Hoje, sou imensamente grato à UFPA por ter dado, tanto a mim quanto a outros diversos alunos, a oportunidade de entrar em uma universidade. Projetos, assim, deveriam ter mais expansões pelas regiões do país”, finaliza Daniel Brasil.

Matéria anterior:

>> Calouros da UFPA contam suas histórias de dedicação e superação para entrar na Universidade

Texto: Adams Mercês - Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Alexandre de Moraes e arquivo pessoal