Página inicial > Ultimas Notícias > Espaço Itec Cidadão oferece estações de higienização e informações para prevenção contra o Coronavírus

• Publicado: Terça, 17 de Março de 2020, 18h27

16.03.2020 Lave as mãos Foto Alexandre de Moraes 2

No contexto de precauções contra o Corona Vírus, o Espaço Itec Cidadão presta um serviço de utilidade pública. Pias sustentáveis foram instaladas ao longo dos Bosques Benito Calzavara e Camilo Viana para que as pessoas que circulam pelo Campus Guamá da Universidade Federal do Pará possam lavar as mãos com água e sabão. Três estações foram montadas em pontos estratégicos. Além disso, há informações úteis em murais sobre demais cuidados a serem tomados para evitar que a Covid-19 se dissemine.

16.03.2020 Lave as mãos Foto Alexandre de Moraes 6As pias foram feitas com mangueiras de jardim, mesas e bacias. Cada estação possui um sabão em pedra à disposição e uma lixeira. Para evitar desperdícios, um plantonista distribuirá o papel toalha para quem quiser enxugar as mão após lavá-las. Placas marcam cada estação com o aviso “Lave as mãos – Corona Vírus”. A iniciativa é do próprio espaço e a ideia foi executada pela coordenadora, Gina Calzavara, pelos bolsistas e por voluntários dos bosques.

“A ideia é estimular os alunos que chegam ao Campus e passam por aqui a higienizar as mãos antes de seguirem para uma sala de aula, laboratório ou biblioteca. Como é uma área de passagem e é grande o volume de pessoas que circulam aqui, montamos as estações em lugares estratégicos. O objetivo é disponibilizar para o usuário a oportunidade e facilitar o acesso a essa higiene preliminar”, explica.

16.03.2020 Lave as mãos Foto Alexandre de Moraes 3Inicialmente, as áreas de convivência ao ar livre dos bosques serão mantidas, mas algumas outras recomendações básicas estão sendo levadas em conta, como o distanciamento mínimo de um metro entre os acentos disponíveis. Outras orientações sobre como evitar a disseminação do vírus serão prestadas pelos voluntários e disponibilizadas em murais informativos.

“A população precisa ser conscientizada para o momento que estamos vivendo. Uma das principais recomendações, tanto da administração da UFPA quanto da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde, é a correta higienização das mãos. Então, estamos estruturando a Instituição para isso. Lavar as mãos é muito importante e já é um primeiro passo”, complementa a coordenadora.

Para conferir as demais medidas tomadas pela UFPA a respeito do Coronavírus, clique aqui.

Texto: Jéssica Souza – Ascom UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes