Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA colabora com a realização de testes para o diagnóstico do coronavírus
Início do conteúdo da página

UFPA colabora com a realização de testes para o diagnóstico do coronavírus

  • Publicado: Quarta, 25 de Março de 2020, 23h26

coronavirusrepgoogle

Com o objetivo de ampliar o número de exames feitos diariamente e agilizar o diagnóstico de pacientes do Pará, a Universidade Federal do Pará e o governo do estado do Pará fecharam uma parceria para que laboratórios da UFPA colaborem com o Laboratório Central do Estado na realização de exames de identificação do coronavírus (Covid-19). No momento, o Laboratório de Genética Humana e Médica, coordenado pela professora Ândrea Santos, do Instituto de Ciências Biológicas da UFPA, está participando do trabalho, dispobilizando o equipamento requerido para a análise das amostras de RNA, o RT-PCR (Real Time – Polimerase Chain Reaction).

O governador do estado do Pará, Helder Barbalho, comentou a parceria, em coletiva de imprensa realizada na última terça-feira, 24 de março. “O pessoal do Laboratório Central do Estado esteve na Universidade Federal do Pará e nós passaremos a usar parte dos equipamentos do laboratório da Universidade, já que a Universidade está com as aulas suspensas”, explicou. Espera-se que, a partir desta parceria, seja possível  zerar o número de exames retidos e seja possível ter uma atualização mais rápida dos casos de coronavírus no Pará.

“É importante dizer que as universidades federais têm hoje uma estrutura que, em todos os estados brasileiros, está sendo usada para ações de apoio à população. Estamos realizando atividades de assistência nos hospitais universitários, de pesquisa sobre a epidemia no Brasil, de apoio aos órgãos públicos que estão envolvidos no combate à propagação da doença, de assessoramento às Secretarias de Saúde e aos governos, de elaboração de projetos e de orientação à população, entre outros. As universidades federais compõem, portanto, um sistema que está, neste momento de necessidade, colocando a sua competência científica e tecnológica e sua estrutura laboratorial à disposição da sociedade para ajudar no enfrentamento de um problema que alcança todas as pessoas”, ressalta o reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho.

Atualmente, além de manter um site com orientações e dados sobre o enfrentamento do coronavírus, equipes da UFPA também trabalham na produção de álcool gel, no auxílio dos diagnósticos dos casos suspeitos, na estruturação de serviços de informação e orientação à comunidade e no oferecimento de apoio psicológico às comunidades interna e externa.

Produção de álcool gel - Iniciada na última terça-feira, a produção de álcool gel na UFPA está sendo realizada  no Laboratório de Tecnologia de Fitoterápicos (LTFito) da Faculdade de Farmácia, por uma equipe formada por docentes e discentes de cursos da área da Saúde. Todo o processo segue as diretrizes das Boas Práticas de Manipulação, e a primeira remessa será destinada aos Hospitais Universitários João de Barros Barreto (HUJBB) e Bettina Ferro de Souza (HUBFS). A produção deve durar todo o período da epidemia.

“Essa iniciativa é fundamental por vários motivos. O principal deles é que esse laboratório da Universidade tem competência para atender à sociedade em algo que hoje é essencial para a saúde pública. Isso é muito importante e nos dá mais segurança de que nós teremos as condições de higiene necessárias no atendimento aos pacientes. Para além disso, o projeto representa uma iniciativa de solidariedade que é muito importante. São pesquisadores que se ocupam, no dia a dia, com outras tarefas, mas, neste momento, suspendem seu trabalho regular para fazer algo que pode ajudar a sociedade a enfrentar um problema grave. Isso nos leva à decisão de que, na medida do possível, auxiliaremos outros hospitais de referência no estado do Pará, para que também tenham este produto que é necessário para o cotidiano de seu trabalho”, comenta Emmanuel Tourinho.

Apoio Psicológico - Entre as ações que já estão sendo realizadas na UFPA com o objetivo de amenizar os efeitos adversos que devem ser enfrentados neste cenário de pandemia, o serviço de acolhimento psicológico oferecido aos discentes da Universidade também já está em funcionamento. O serviço visa acolher e orientar os alunos não somente em relação aos riscos da doença, mas também ao enfrentamento de dificuldades de ordem pessoal, que, às vezes, requerem um apoio e acolhimento profissional.

Além do acolhimento de alunos, há também um serviço de atendimento psicossocial estruturado para atender aos servidores da Universidade Federal do Pará, que pode ser solicitado por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo Sagitta. A Instituição estrutura ainda um outro serviço, com profissionais da Psicologia, da Assistência Social e das áreas de saúde para orientar a população de forma geral.

Texto: Maissa Trajano - Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Reprodução Google

registrado em:
Fim do conteúdo da página