Página inicial > Ultimas Notícias > Encontros on-line oferecem informações especializadas para famílias de pessoas com Transtorno do Espectro Autista

• Publicado: Quinta, 18 de Junho de 2020, 15h40

diálogos ABA

Para dar visibilidade e continuidade aos debates recorrentes no Dia do Orgulho Autista, comemorado nesta quarta-feira (18), uma equipe de profissionais, alunos e professores de instituições do Norte e Nordeste do Brasil irá realizar o "Diálogos em ABA e Autismo: Encontros on-line Norte-Nordeste". O evento, que objetiva explicar e esclarecer dúvidas em torno do Transtorno do Espectro Autista (TEA), inicia nesta sexta-feira, 19 de junho, e segue até o dia 17 de julho, pela plataforma YouTube. Os links de acesso já estão disponíveis no perfil do evento no Instagram.

Diante das dificuldades de informação sobre Análise do Comportamento Aplicada (ABA), o evento visa a divulgar informações de qualidade sobre intervenções analítico- comportamentais baseadas em Análise do ABA, para as famílias de pessoas autistas por meio de profissionais qualificados que atuam nas Regiões Norte e Nordeste do país.

De acordo com a professora da UFPA e palestrante do evento Tatiana Martins, o Transtorno do Espectro Autista (TEA) ainda é pouco conhecido pela população de um modo geral, chegando a ser possível identificar informações equivocadas sobre o tema. Dessa forma, o encontro terá um papel importante ao fornecer uma informação de qualidade, baseada na Análise do Comportamento Aplicada (ABA), para profissionais e famílias de pessoas autistas.

"Na academia, avanços vêm sendo constatados com o desenvolvimento de diversas pesquisas na área básica e aplicada, porém ainda poucos têm acesso a essa produção. Quanto mais forte a relação universidade-comunidade for, maiores serão os benefícios obtidos pelos indivíduos com TEA e suas famílias", afirma Tatiana Martins

Segundo a professora, diante do isolamento social em virtude da pandemia de Covid-19, tornou-se ainda mais importante compartilhar com os familiares e com cuidadores de pessoas com TEA informações que os auxiliem na busca de intervenções, em alto nível de excelência técnico-científica, que permitam o alcance de bons resultados dentro de casa.

"Nesse momento de isolamento social, pais/cuidadores podem se encontrar desamparados quanto ao melhor tipo de intervenção e em como proceder com seus filhos. Dessa forma, ao passarmos informações provenientes de dados científicos em uma linguagem clara, acessível e objetiva, acreditamos estar auxiliando as famílias nesse processo.", declara Tatiana Martins.

Informação de maneira acessível - De acordo com a psicóloga  e integrante de comissão organizadora do evento, Jade Trindade, ainda é comum famílias se deslocarem para outras regiões que possuem profissionais mais conhecidos nacionalmente, à procura de acompanhamento e cursos sobre a ABA. Por isso o projeto foi criado com o objetivo de garantir este acesso fácil às informações sobre os serviços baseados em ABA para pessoas comTranstorno do Espectro Autista.

"O debate acadêmico tem produzido frutos no desenvolvimento de tecnologia comportamental para essa população, mas ainda precisamos encontrar meios mais abrangentes de disponibilizar essas ferramentas para quem precisa. Queríamos aproveitar este momento em que as famílias estão ficando mais tempo em casa e as ferramentas que a internet nos disponibiliza para ampliar esse acesso à informação", afirma Jade Trindade.

Programação -  O 1º Diálogos em ABA e Autismo: Encontros On-Line Norte-Nordeste ocorrerá no período de 19 de junho a 17 de julho, sempre às sextas e aos ábados, das 18h30 às 20h30, com duas palestras por dia. As palestras serão transmitidas ao vivo por meio da plataforma do Youtube, de forma aberta e gratuita, sem a necessidade de realizar inscrição. Os links de acesso já estão disponíveis no perfil do evento no Instagram.

Os palestrantes são voluntários, profissionais atuantes no Norte ou Nordeste, analistas do comportamento ou de áreas transversais. Além das palestras, os profissionais responderão a perguntas de familiares, visando a dialogar com o público.

Serviços:

Diálogos em ABA e Autismo: Encontros On-Line Norte-Nordeste

Data: 19 de junho a 17 de julho.

Hora: das 18h30 às 20h30

Os links de acesso estão disponíveis no perfil do evento no Instagram.

Texto: Gilberto Moura - Assessoria de Comunicação da UFPA.