Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Complexo Hospitalar da UFPA inscreve trabalhos para workshop sobre pesquisas em hepatites virais
Início do conteúdo da página

Complexo Hospitalar da UFPA inscreve trabalhos para workshop sobre pesquisas em hepatites virais

  • Publicado: Sexta, 10 de Julho de 2020, 13h44

capa worshop hepatite

Com o objetivo de divulgar as produções científicas e intensificar a prevenção das Hepatites Virais, acontece no dia 28 de julho, por meio de transmissão on-line, o I Workshop Gilberta Bensabath de Pesquisa em Hepatites Virais no Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA)/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). O evento, parte integrante da campanha nacional do Julho Amarelo, acontecerá no horário das 9h às 12h e está recebendo inscrições para a apresentação de trabalhos aqui até o dia 17 de julho. Podem se inscrever profissionais, professores e estudantes que realizam pesquisas relacionadas ao tema.

Segundo a professora Simone Conde, médica do Complexo Hospitalar e coordenadora da campanha Julho Amarelo, a região Norte apresenta dados alarmantes no que diz respeito às pessoas infectadas pelos vários tipos de Hepatite. “Nos referindo apenas à Hepatite D, a Região Norte apresenta 74,9% dos casos notificados, bem como o local de maior taxa de óbito, 52,2% em relação às demais regiões. Por isso é necessário se informar e procurar um serviço de saúde, lembrar sempre das medidas de higiene e não deixar de se vacinar contra as hepatites A e B. Somente com a união de esforços e a colaboração de todos, esta realidade poderá ser transformada”, ressalta ela. 

O Workshop é uma das ações que a Gerência de Ensino e Pesquisa do Complexo Hospitalar está preparando para incentivar as pesquisas acadêmicas e conscientizar a comunidade interna e externa sobre a doença. Outra iniciativa será a distribuição de cartilhas educativas e o compartilhamento de vídeos informativos do Ministério da Saúde entre os dias 27 e 31 de julho por profissionais e residentes de Clínica Médica, Infectologia, Endocrinologia e Cirurgia, uma vez que o Complexo oferece atendimento para os pacientes em nível ambulatorial e de internação principalmente nestas áreas.

Julho Amarelo - Doenças metabólicas, abuso de substâncias como álcool ou medicamentos também podem ser causas de Hepatite; no entanto, as ações de julho são direcionadas para os tipos virais, que causam as inflamações classificadas pelas letras do alfabeto “A, B, C, D (Delta) e E”. O “Julho Amarelo”, portanto, tem como finalidade os incentivos à vigilância e debates sobre as hepatites virais, oficializada no Brasil pela Lei nº 13.802/2019. 

Para mais informações, confira a matéria no portal da Universidade Federal do Pará sobre a Campanha.

Homenagem - O nome do workshop foi escolhido para relembrar a trajetória da professora Gilberta Bensabath, que faleceu no dia 13 de maio desse ano, por complicações da covid-19. Ela foi pesquisadora do Instituto Evandro Chagas (IEC) e coordenou diversos projetos de pesquisa em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA), tendo importantes estudos na área de saúde coletiva e epidemiologia, sendo pioneira nas pesquisas sobre a febre de Labrea na Amazônia. A médica também atuou na formação de inúmeros profissionais na região e contribuiu significativamente para a ciência em âmbito regional, nacional e internacional. 

Texto: Giullia Moreira - Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh
Arte: Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh

registrado em:
Fim do conteúdo da página