Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA prorroga campanha para arrecadar itens de proteção individual, higiene e limpeza para catadores de materiais recicláveis

• Publicado: Terça, 13 de Outubro de 2020, 17h36

Imagem da arrecação dos KITS

Desde o início da pandemia causada pelo novo coronavírus, a Universidade Federal do Pará vem mobilizando inúmeras frentes de trabalho e ações solidárias para o enfrentamento dos impactos socioeconômicos associados à pandemia, especialmente nos grupos mais vulneráveis, como o dos catadores de materiais recicláveis. Com esse objetivo, a campanha de arrecadação de kits foi prorrogada até o dia 30/10/2020, para possibilitar a participação e o envolvimento de um número maior de colaboradores.

Antes mesmo da chegada do vírus, a situação financeira dos catadores de materiais recicláveis que têm parceria com a UFPA já estava difícil em função dos baixos valores na venda dos materiais. Com a pandemia da Covid-19, a situação se agravou ainda mais, dificultando a designação de recursos para a compra de itens básicos de higiene pessoal e produtos de limpeza, que são imprescindíveis para a proteção desses trabalhadores.

Arrecadação dos KitsMáscaras, materiais de higiene pessoal e de limpeza são itens indispensáveis para quem lida diariamente com o risco de contaminação. Por esse motivo, toda a comunidade universitária está convidada a se engajar, sendo solidária com a situação dos catadores, e mobilizar nas suas unidades e, se possível, em suas redes sociais, a arrecadação de kits básicos com máscara, luvas, álcool gel, sabão (barra, líquido e/ou pó) e água sanitária, ou com qualquer item que componha o kit.

A organização da campanha espera reunir um total de 400 kits para serem distribuídos entre os integrantes das cinco associações e cooperativas parceiras da UFPA, cada uma com 80 integrantes, em média. Esses itens são essenciais para a segurança de quem lida diariamente com o perigo de contaminação, dando-lhes melhores condições para o enfrentamento da crise sanitária. O local de entrega dos kits será na sala da Coordenadoria de Meio Ambiente, das 9h às 12h, no térreo do prédio da Prefeitura Multicampi.

Ajuda via depósito bancário – Além da doação de materiais que possam compor os kits, é possível também participar da campanha por meio de contribuições via depósito bancário. Para esta opção, entre em contato diretamente com as associações e cooperativas de catadores.

Campanhas paralelas - Nesse contexto de dificuldades ampliadas por conta da pandemia, a Prefeitura Multicampi, a Comissão da Coleta Seletiva Solidária (CCSS), o Projeto de Extensão “Coleta Seletiva Solidária da UFPA: percepções dos catadores de materiais recicláveis e da comunidade universitária em consequências das medidas de prevenção contra o coronavírus (Covid-19)” e o Espaço ITEC-Cidadão propuseram a realização de duas campanhas com o objetivo de contribuir com os catadores e com o meio ambiente.

Além da campanha de arrecadação de kits de proteção, também está sendo realizada a campanha de coleta do vidro, que foi ampliada para atender também à demanda do público externo à comunidade universitária, de maneira provisória, enquanto perdurar a situação de pandemia. Confira aqui como participar da Campanha de Coleta de Vidro.

Para mais informações sobre a campanha, entre em contato pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Campanha para arrecadação de itens para proteção individual, higiene e limpeza

Local de entrega: Sala da Coordenadoria de Meio Ambiente, no térreo do Prédio da Prefeitura Multicampi – Campus Básico

Horário: das 9h às 12h, até o dia 30/10/2020.

Texto: Coordenação da Comissão de Coleta Seletiva Solidária da UFPA e Projeto de Extensão