Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Cerimônia de entrega do Prêmio Professor Benedito Nunes exalta as artes e culturas amazônicas
Início do conteúdo da página

Cerimônia de entrega do Prêmio Professor Benedito Nunes exalta as artes e culturas amazônicas

  • Publicado: Segunda, 07 de Dezembro de 2020, 11h56

Arte Premio Benedito Nunes 2020 Portal

A Universidade Federal do Pará (UFPA) realizou a sessão on-line de entrega da 7ª edição do Prêmio Professor Benedito Nunes (PPBN) na última sexta-feira, 4 de dezembro. Foi premiada a tese “Traquitanas cênicas – saberes teatrais e artes de pesca: A decolonização do cenotécnico no Teatro Cacuri”, de Walter Chile Rodrigues Lima, que é docente da Escola de Teatro e Dança da UFPA (ETDUFPA) do Instituto de Ciências da Arte (ICA). O pesquisador realizou doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais da Universidade de Aveiro, Portugal. A cerimônia foi transmitida ao vivo e está disponível no YouTube.

A ocasião contou com a entrega simbólica dos certificados da premiação aos envolvidos na pesquisa, que teve orientação da professora Maria Manuel Rocha Teixeira Baptista, do Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, e coorientação da professora Wladilene de Sousa Lima, do Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGArtes-ICA-UFPA). O vencedor também receberá o valor de R$ 5 mil e terá a sua tese publicada pela Editora da UFPA (ed.ufpa).

pbn1

A presidente da Comissão Julgadora do Prêmio Professor Benedito Nunes, professora Valéria Augusti, pronunciou-se destacando a longevidade da premiação que já alcança sua sétima edição e o fato de esta valorizar as Ciências Humanas e da Arte, em homenagem ao filósofo e pensador paraense que tanto colaborou para o pensamento crítico na Amazônia, o professor Benedito Nunes. A avaliadora afirmou que as três teses finalistas do prêmio trouxeram para o centro da cena não apenas os ribeirinhos na tese que ganhou o primeiro lugar, como também negros e indígenas, populações historicamente silenciadas, que também foram participantes das pesquisas das teses que se classificaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente (leia mais aqui).  

pbn2Primeiro lugar – A tese vencedora apresenta uma investigação teórica e empírica que tem por objetivo articular os saberes das artes de pesca do Norte do Brasil e do centro-sul de Portugal, com os Estudos Teatrais, particularmente no campo da cenografia e cenotécnica. Como resultado, a pesquisa propõe o projeto de um novo espaço dramatúrgico, no qual traquitanas cênicas (artefatos ou maquinários) da arquitetura teatral são elaboradas para visibilizar múltiplos sujeitos da cena, gerando uma maquete, em 3D, do Teatro Cacuri, inspirado nas artes de pesca típicas da Amazônia, a fim de modelar um teatro próprio para a região.

A interlocução entre os saberes tradicionais da pesca e as artes cênicas feita pelo trabalho de Walter Chile foi definida como impressionante pela pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, professora Iracilda Sampaio: “A tese certamente será um marco na carreira do autor e coloca a UFPA em um patamar de excelência ao nos proporcionar uma parceria tão qualificada como com a Pós-Graduação em Estudos Culturais da Universidade de Aveiro. É um trabalho grandioso e de grande expressividade que será referência na área das artes e fará história no ICA, o qual também parabenizo por ser, inclusive, pela segunda vez, ganhador do PPBN”, ressaltou.

pbn3

Rede internacional - A UFPA é uma das oito Instituições de Ensino Superior que compõem uma rede internacional de estudos culturais criada pelo PPG da Universidade de Aveiro, na proposta de garantir a produção científica nessa área em Portugal. A orientadora da tese premiada, professora Maria Manuel Baptista foi uma das idealizadoras do programa e o administrou por quase uma década. Ela afirmou que a parceria com a UFPA foi decisiva para a internacionalização dessa Pós-Graduação, por meio do interesse de pesquisadores como Walter Chile, que ao vincular os Estudos Culturais com os Estudos Teatrais e as Artes de Pesca foi aprovado com louvor e unanimidade. “Enquanto artista e criador, Chile soube traçar muito bem um caminho de pesquisa admirável e merecedor desse Prêmio”.

Interligações - O reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho participou da cerimônia e afirmou que o Prêmio Professor Benedito Nunes celebra a ciência, a cultura e o pensamento crítico, ao mesmo tempo em que homenageia o filósofo que foi tão importante para a UFPA, para a Amazônia e para o Brasil. Emmanuel Tourinho fez uma analogia entre a estrutura do Teatro Cacuri, da tese de Walter Chile, e os entrelaçamentos que estão presentes nas relações humanas, ao lembrar, com pesar, do falecimento recente de Eduardo Lourenço, filósofo, ensaísta e crítico literário português, amigo da Professora Maria Manuel Baptista, orientadora da Tese premiada, também amigo de Benedito Nunes, que dá nome ao Prêmio, e Maria Sylvia Nunes (falecida este passado, grande referência na área acadêmica, artística e teatral, além de criadora da ETDUFPA). Eduardo Lourenço esteve na UFPA, em 2010, quando paticipou com o Professor Benedito Nunes de um evento sobre o pensamento contemporâneo.

“Voltando-se para a realidade amazônica, Walter Chile oferece uma reação ao paternalismo externo sobre o qual alertava Eduardo Lourenço, pois discorre sobre as experiências teatrais de vários lugares do mundo para dar um passo importante na direção da nossa afirmação cultural”, afirmou.

pbn4

Reconhecimento - O autor da tese, Walter Chile, ao realizar seus agradecimentos, disse estar muito feliz com o reconhecimento da sua investigação e que se sente honrado em fazer parte do quadro da UFPA. “Como membro de família que migrou do interior da floresta, particularmente do furo Maracapucu, em Abaetetuba, Pará, em busca de dias melhores, primeiramente para sede do município, posteriormente para periferia de Belém, devo dizer que jamais imaginei ocupar este espaço”. Além de familiares, professores e orientadoras, Walter fez um agradecimento especial aos pescadores que o ajudaram em suas pesquisas e também diversas populações tradicionais da Amazônia que oportunizaram a ele a vivência das culturas da região.

Chile ressaltou ainda que, no que se refere ao Teatro Cacuri, produto de sua tese, os saberes tradicionais de ribeirinhos estão na base. Particularmente, os saberes da pesca artesanal e de re-existência, praticada por homens e mulheres pobres do Norte do Brasil e do Centro-Sul de Portugal. “E por que a pesca? Identificamos, em intenso trabalho de campo, que a pesca é uma atividade eminentemente orgânica, performativa, no âmbito da qual as artes de pesca encontram-se conectadas ao corpo pescante, tornando-se uma extensão tecnológica da prática, tal qual na arte da cenotécnica”.

A ideia é a de que a formatação teatral proposta pela tese possa transportar em múltiplas formas os valores culturais, simbólicos, estéticos, afetivos, ambientais e sociais, do contexto da pesca para um contexto artístico, contribuindo para a visibilidade dos saberes e da poética desenvolvida por diferentes sujeitos sociais amazônicos e também portugueses.

Texto: Jéssica Souza – Ascom UFPA
Arte: Divulgação
Imagens: prints de tela da Cerimônia

registrado em:
Fim do conteúdo da página