Página inicial > Ultimas Notícias > Sistema de Cotas amplia possibilidades de aprovação de estudantes cotistas na UFPA

• Publicado: Segunda, 25 de Janeiro de 2021, 13h32

Artes PS 2021 Dicas 4 Portal

Entre as principais dúvidas de quem deseja se candidatar às vagas ofertadas pelo Processo Seletivo (PS) da Universidade Federal do Pará em 2021, está o Sistema de Cotas. Afinal, quem tem direito a disputar as vagas reservadas? As cotas ampliam ou limitam as possibilidades de concorrência às vagas pelos(as) estudantes com perfis previstos na legislação?

A UFPA é pioneira na adoção de um sistema de reserva de vagas. Desde o PS 2008, metade das oportunidades de ingresso no processo seletivo da Instituição é reservada especificamente para quem estudou todo o ensino médio na rede pública de ensino (Cota Escola) e, desde o começo, a Universidade já previa vagas específicas para quem, além de estudar na rede pública, também fosse negro(a) (Cota Racial, hoje, Cota Pretos, Pardos e Indígenas - PPI).

Com o tempo, foi adicionada ao sistema a reserva de vagas para estudantes de famílias cuja renda per capita é de até 1,5 salário mínimo (Cota Renda) e para Pessoas com Deficiência (Cota PcD). O sistema se consolidou em 2012, com a promulgação da Lei n. 12.711, conhecida como Lei de Cotas e, posteriormente, com a Lei 13.409/2016, que estabeleceu a Cota para PcD.

Desde o PS 2019, a UFPA também oferta uma vaga extra em todos os cursos de graduação regulares para Pessoas com Deficiência (PcD). Para concorrer a essas vagas, basta ser comprovadamente PcD, podendo ter estudado em escola pública ou privada. Quem é PcD e estudou todo o ensino médio em escola pública pode concorrer tanto às vagas extras da Cota PcD/UFPA quanto às vagas da Cota PcD previstas em lei.

Cada “tipo de cota” possui regras e especificidades descritas de forma detalhada no edital de seleção. Para concorrer às vagas do Sistema de Cotas, é importante que o(a) candidato(a) entenda o que significa seu perfil de inscrição e  quantas vagas está disputando.

No PS 2021, já no ato de inscrição, o (a) estudante selecionará o(s) grupo(s) de cotas de que possui perfil para concorrer às vagas. No formulário de inscrição, há uma série de perguntas de múltipla escolha, que buscam ajudar os(as) estudantes a compreenderem se realmente têm direito a se candidatar ao Sistema de Cotas.

“A intenção é que o sistema automaticamente oriente os(as) candidatos(as) sobre seu perfil e sobre o tipo de cota a que ele(a) tem direito para que a disputa por vagas aconteça conforme a legislação vigente e as normas estabelecidas pela UFPA. As respostas devem ser reais, pois, no momento da habilitação, os(as) candidatos(as) classificados(as) precisarão comprovar as condições e o perfil declarados na inscrição”, orienta o professor Edmar Costa, pró-reitor de Ensino de Graduação da UFPA.

Como saber a quantas vagas eu concorro? - Quem estudou todo o ensino médio na rede privada, sem bolsa integral e não é PcD, concorrerá apenas às vagas de Ampla Concorrência (Grupo A). Já quem possui perfil para disputar também as vagas reservadas pelo Sistema de Cotas precisa identificar o seu perfil e verificar os grupos de vagas a que concorrerá.

Na página 5 do edital do PS 2021, há um quadro descritivo dos dez possíveis perfis de candidatos(as) e dos grupos de vagas a que cada perfil concorre. Um(a) estudante, por exemplo, que cursou todo o ensino médio em escola pública, possui renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo e é negro (preto ou pardo) ou indígena concorrerá às vagas reservadas para cada perfil de cota a que tem direito: Ampla Concorrência (Grupo A), Cota Escola (Grupo B), Cota Escola/Renda (Grupo C), Cota Escola/PPI (Grupo D) e Cota Escola/Renda/PPI (Grupo E), ou seja, o(a) estudante com esse perfil concorrerá à soma das vagas de cada grupo de vagas ofertadas no curso escolhido. No anexo 2 do edital, estão detalhadas as quantidades de vagas distribuídas para cada grupo. Conforme o perfil, o(a) candidato(a) concorrerá à soma das vagas dos grupos a que tem direito.

“Um dos equívocos mais recorrentes é o caso de estudantes que podem se inscrever pelo Sistema de Cotas e que se inscrevem para disputar apenas as vagas da “Ampla Concorrência”, porque equivalem a 50% das vagas do curso. Na verdade, um(a) estudante com perfil para o Sistema de Cotas sempre concorrerá às vagas de “Ampla Concorrência”, assim como também concorrerá às vagas reservadas para cada grupo de cotas”, esclarece Edmar Costa. “Na dúvida, o que cada estudante deve fazer é responder honestamente qual o seu perfil e entender que qualquer cota a que tenha direito deve ser solicitada, porque aumentam suas condições de aprovação, já que disputa mais vagas”, aconselha.

Inscrições para o PS2021 da UFPA

Até às 17h do dia 05 de fevereiro, no site do Ceps

Acesse a página do PS2021.