Página inicial > Ultimas Notícias > Estudo de professor da UFPA recebe menção honrosa em premiação internacional

Estudo de professor da UFPA recebe menção honrosa em premiação internacional

• Publicado: Quarta, 27 de Janeiro de 2021, 16h50

Maquete Prêmio Benedito Nunes

A tese Traquitanas cênicas – saberes teatrais e artes de pesca: A decolonização do cenotécnico no Teatro Cacuri, de Walter Chile Rodrigues Lima, docente do Curso Técnico em Cenografia da Escola de Teatro e Dança da UFPA (ETDUFPA), do Instituto de Ciências da Arte (ICA), o qual foi o vencedor da sétima edição do Prêmio Professor Benedito Nunes da UFPA (2020), recebeu menção honrosa pelo Prêmio Internacional Virgínia Quaresma, divulgado neste mês de janeiro, em Portugal.

Em sua primeira edição, a premiação valoriza os Estudos Culturais e foi promovida pela Universidade de Aveiro (UA), com o apoio da Rede Internacional em Estudos Culturais (RIEC) e da Rede Nacional em Estudos Culturais (RNEC), além do patrocínio da Direção Regional de Cultura do Centro.

Eduardo Lourenço é o vencedor do prêmio na categoria Carreira e, ao filósofo, junta-se Sara Vidal Maia, galardoada na categoria Melhor Tese de Doutoramento em Estudos Culturais. O prêmio distinguiu ainda, com menções honrosas, além do paraense Walter Chile, as teses de doutoramento assinadas por Lélian Silveira e Catarina Laranjeiro.

A tese de Walter Chile foi defendida no Programa Doutoral em Estudos Culturais da Universidade de Aveiro em 2019. Intitulada Traquitanas cênicas – saberes teatrais e artes de pesca: A decolonização do cenotécnico no Teatro Cacuri, a pesquisa apresenta uma investigação teórica e empírica que tem por objetivo articular os saberes das artes de pesca do Norte do Brasil e do centro-sul de Portugal, com os Estudos Teatrais, particularmente no campo da cenografia e cenotécnica.

Walter ChileSobre mais essa conquista, o docente da UFPA afirma “que a distinção traz visibilidade para os saberes tradicionais de diferentes sujeitos sociais da Amazônia e de Portugal, além disso, o destaque chama  atenção da comunidade para a ciência em arte produzida pelos quadros da UFPA e o seu compromisso com o desenvolvimento local. Por fim, o destaque vem reforçar o caminho investigativo trilhado ao qual temos nos debruçado na última década, que denominamos de Metodologia Cacuri, ou seja, uma metodologia de pesquisa e ensino de arte que procura articular os saberes artísticos com os saberes tradicionais tendo como base teórica os Estudos Culturais e a perspectiva Decolonial”.

Sobre o prêmio - O Prêmio Internacional Virgínia Quaresma é atribuído a cada dois anos nas duas modalidades “Carreira”, com a recompensa no valor de 1.500 euros, e “Melhor Tese de Doutoramento em Estudos Culturais”, premiado com a edição e publicação da tese escolhida.

Ao todo, concorreram 27 teses de doutoramento de diversas universidades nacionais e internacionais. O júri foi composto por Paulo Jorge Ferreira, reitor da UA, na qualidade de presidente; por um representante da RIEC; por um representante da RNEC; pelo investigador/docente de maior categoria acadêmica na área dos Estudos Culturais da UA e membro do Centro de Línguas Literaturas e Culturas dessa universidade; por um perito internacional no campo dos Estudos Culturais e por um representante da entidade financiadora do Prémio de Melhor Tese de Doutoramento, neste caso, a Direção Regional de Cultura do Centro.

Virgínia Quaresma foi feminista e primeira jornalista portuguesa conhecida pela sua atuação internacional pelos direitos das mulheres, pela igualdade na educação para meninos e meninas, pela democracia, pela causa republicana e pelo pacifismo. Presente tanto no campo teórico quanto nas ações práticas, Virgínia Quaresma destacou-se no panorama do século XX português como um grande nome em defesa de causas fundamentais para a transformação das relações de poder, nomeadamente das relações de gênero.

Para saber mais, acesse:

Cerimônia de entrega do Prêmio Professor Benedito Nunes será nesta sexta-feira

Cerimônia de entrega do Prêmio Professor Benedito Nunes exalta as artes e culturas amazônicas

Prémio Internacional Virgínia Quaresma homenageia Eduardo Lourenço

Texto: Jéssica Souza – Ascom UFPA, com informações da Universidade de Aveiro