Página inicial > Ultimas Notícias > Cerimônia entregará menção honrosa a estudante da Escola de Aplicação da UFPA no Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher”

• Publicado: Terça, 09 de Fevereiro de 2021, 13h11

bosi

A cerimônia virtual de entrega da segunda edição do Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher”, promovido pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), será no dia 11 de fevereiro, “Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência”. A estudante do Ensino Médio Ana Carolina Lucena, da Escola de Aplicação da UFPA (EAUFPA), é uma das premiadas que receberá Menção Honrosa na categoria “Meninas na Ciência”. A premiação será à 10h30, ao vivo, pelo canal da SBPC no YouTube.

O prêmio é um incentivo da SBPC a estudantes do nível médio que busquem participar de projetos de iniciação científica. O trabalho intitulado “A morte como testemunho da vida: família e escravidão nos testamentos do Centro de Memória da Amazônia (Belém, Pará, c.1800-1850)”, de Carolina Lucena, foi orientado pelo professor Daniel Barroso, docente de História da EAUFPA.

A estudante está ansiosa pela premiação. “É sempre gratificante ver nossos trabalhos sendo recompensados, e chegou esse momento. Espero que tudo ocorra da melhor maneira possível, e que através dessa cerimônia de premiação muitas meninas sejam motivadas, para que futuramente possam também estar sendo premiadas.”, afirmou.

A data para a entrega da premiação não poderia ser mais significativa. Desde 2015, a partir de uma iniciativa da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO / ONU Mulheres), comemora-se o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência em 11 de fevereiro. O objetivo é dar visibilidade ao papel e às contribuições fundamentais das mulheres nas áreas de pesquisa científica e tecnológica.

“O evento acontecerá em uma data bastante oportuna, o que nos leva a refletir sobre a real necessidade de sempre destacarmos a importância da valorização das mulheres e meninas cientistas, uma vez que funciona como uma forma de incentivo em um cenário em que a ciência - principalmente realizada por mulheres - pouco é valorizada”, opina Lucena.

Homenagem às cientistas brasileiras - Criado em 2019, o Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher” é uma homenagem da SBPC às cientistas brasileiras destacadas e às futuras cientistas brasileiras de notório talento, que leva o nome de sua primeira presidente mulher, Carolina Martuscelli Bori (foto).

Leia mais em: Aluna da Escola de Aplicação da UFPA recebe Menção Honrosa no Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher” da SBPC

Entrega do Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher”

Data: 11 de fevereiro de 2021

Horário: