Página inicial > Ultimas Notícias > Grupos e setores da universidade fazem doações coletivas para a Campanha UFPA contra a fome

• Publicado: Quinta, 06 de Maio de 2021, 12h50

WhatsApp Image 2021 05 06 at 10.49.48

A Campanha UFPA contra a fome, lançada em abril, tem mobilizado servidores e estudantes da UFPA, além de familiares e outras pessoas da sociedade em geral a realizar coletas de alimentos para doação coletiva de cestas básicas. Quase 500 cestas já foram arrecadadas só em Belém, sendo 240 já entregues ao Movimento República de Emaús e ao Espaço Cultural Nossa Biblioteca para distribuição às famílias dos bairros do Guamá e da Terra Firme cadastradas pelas instituições.

O Grupo de Estudos e Pesquisas Direito Penal e Democracia doou 40 cestas básicas, a partir de recursos arrecadados em evento realizado pelo grupo. Para os integrantes do grupo, “A ação visa colaborar com o combate à fome no estado do Pará, neste momento em que muitas famílias sofrem com o desemprego e as limitações à geração de renda”.

WhatsApp Image 2021 05 06 at 10.50.08Pesquisadores do Laboratório de Planejamento de Redes de Alto Desempenho (LPRAD), associado ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE), também fizeram uma doação conjunta de 25 cestas básicas. “Quando a Universidade divulgou sua campanha "UFPA contra a Fome", entendemos que, mais do que mais uma ação, essa era uma campanha repleta de simbolismo, porque era a maior IES da Amazônia tomando pra si a responsabilidade de contribuir com a diminuição do sofrimento das pessoas. A adesão de docentes, alunos de pós e de graduação que compõem o LPRAD foi imediata. Houve participação imensa de todXs, cada um(a) ajudando como podia. No final, o que fica é um sentimento de que nós precisávamos fazer aquilo, pois a fome é uma das maiores mazelas da nossa desigualdade social. E também, particularmente em mim, ficou o sentimento da importância da ação da UFPA à frente de uma ação de solidariedade como essa. Dá um orgulho imenso de fazer parte de uma instituição que possui essa vocação natural de inclusão e solidariedade”, relatou o professor Renato Francês, coordenador do LPRAD.

Servidores da Agência de Inovação Tecnológica da UFPA (Universitec) já doaram conjuntamente 18 cestas e os técnico-administrativos do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) reuniram 15 cestas para doação.

WhatsApp Image 2021 05 06 at 10.49.56Campanha continua - A Campanha UFPA contra a fome - Ciência & Solidariedade pela vida continua arrecadando cestas básicas para doação a famílias de baixa renda residentes nos municípios onde a Universidade possui campus. A campanha foi lançada neste mês de abril, a fim de contribuir com o enfrentamento da fome, problema agravado no contexto da pandemia.

Em Belém, as arrecadações ocorrem no Centro de Eventos Benedito Nunes (localizado no campus do bairro Guamá), de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Nos municípios de Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Bragança, Breves, Cametá, Capanema, Castanhal, Salinópolis, Soure e Tucuruí, os postos de arrecadação funcionam nos campi universitários da UFPA (confira os endereços, dias e horários de funcionamento).

Todas as cestas arrecadadas serão encaminhadas a instituições parceiras em cada município para realizarem a entrega dos alimentos a famílias cadastradas. Para acompanhar os resultados das arrecadações e doações, acesse a página da campanha: coronavirus.ufpa.br/ufpa-contra-a-fome/postos-de-arrecadacao.

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Fotos: Arquivo dos grupos