Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA dá as boas-vindas aos(às) calouros(as) 2021 com programação geral virtual
Início do conteúdo da página

UFPA dá as boas-vindas aos(às) calouros(as) 2021 com programação geral virtual

  • Publicado: Quinta, 24 de Junho de 2021, 10h56

Semana do Calouro 2021 Portal Balanco

Nesta semana, teve início a trajetória de milhares de jovens na Universidade Federal do Pará. O sonho de ingressar no ensino superior se tornou uma realidade. Este ano, em decorrência da pandemia de Covid-19, o acolhimento dos(as) novos(as) estudantes da Instituição foi realizado de forma virtual durante a Semana do Calouro. De 21 a 23 de junho, a programação principal foi transmitida pelo canal da UFPA no Youtube, e, de 24 a 26 de junho, faculdades, institutos e campi continuarão com a realização de programações específicas para os(as) calouros(as) em seus respectivos canais. 

Sob o tema central “Universidade Pública: Cidadania, Ciência e Cultura”, a Semana do Calouro 2021 contou com a realização de três lives em sua programação geral. No dia 21 de junho, a abertura contou com as falas de boas-vindas do reitor Emmanuel Tourinho, de pró-reitores e dos coordenadores do Diretório Central dos Estudantes (DCE). Ainda neste dia, aconteceu a Aula Magna, com o mesmo tema da Semana, ministrada pelo professor Cristovam Diniz.

O professor, que é docente titular do Instituto de Ciências Biológicas da UFPA e já foi reitor da Instituição, falou, de forma emocionada, do papel da universidade para a transformação de realidades na Amazônia e como cada membro da comunidade acadêmica, incluindo os(as) calouros(as), é um exemplo dessas transformações. Por isso a importância do compromisso de defender este patrimônio e contribuir, individual e coletivamente, para que o direito ao ensino superior público de qualidade seja oferecido a todas as pessoas.

Ações Afirmativas - No dia 22 de junho, segundo dia da programação, a videodança “Ecos das Entranhas”, de Luiza Monteiro, da Escola de Teatro e Dança (ETDUFPA), abriu a manhã, apresentando uma performance estético-visual do corpo em processo de movimento e dança. Na sequência, as palestras dos professores Gilmar Pereira da Silva, vice-reitor da UFPA, e Zélia Amador de Deus, coordenadora da Assessoria de Diversidade e Inclusão Social, proporcionaram rico diálogo com os(as) calouros(as) sobre a importância das políticas de ações afirmativas na universidade. 

O professor Gilmar Pereira fez um histórico do debate nas universidades, especialmente na UFPA, para a implantação de políticas afirmativas e de como o tema gerou e ainda gera resistência por alguns grupos sociais. Ele reforçou como foi fundamental a implementação de cotas nos vestibulares e a realização de processos seletivos especiais para ingresso de estudantes indígenas, quilombolas, ribeirinhos e mais recentemente migrantes, apátridas e refugiados. Essas políticas transformaram a cara da universidade, tornando-a ainda mais diversa e plural.

Já a professora Zélia Amador explicou como as políticas de ações afirmativas buscam equilibrar melhor a balança das desigualdades, ao possibilitarem mais condições de acesso a direitos a quem, historicamente, eles foram negados. Ela também fez um convite para os(as) calouros(as) aproveitarem a diversidade de rostos, mentes e trajetórias que encontrarão em suas turmas e cultivarem os valores do respeito, da empatia e da solidariedade.

Assistência Estudantil - A Assistência Estudantil foi o tema central do terceiro dia da programação, 23 de junho. Para iniciar o diálogo com os(as) calouros(as), a professora Aline Beckmann, da Faculdade de Psicologia da UFPA e coordenadora do Projeto RodaVida, e a estudante Andy Regina, graduanda na área e bolsista do projeto, conduziram uma conversa descontraída de acolhimento. Por meio de dinâmica interativa, perguntaram aos(às) participantes sobre como se sentem quando pensam que entraram na UFPA. As palavras alegria, orgulho, honra, gratidão e felicidade, por exemplo, dividiram espaço com outras, como nervosismo, ansiedade e medo. De forma leve e instrutiva, as condutoras compartilharam com os(as) estudantes os desafios e as ricas oportunidades geradas pela universidade e o quanto é importante se dedicar à vida universitária, compreendendo-a como uma experiência ampla de descobertas e que está muito além da sala de aula.

Ao longo de toda a manhã, convidados(as) da Superintendência de Assistência Estudantil (Saest) apresentaram os auxílios, as bolsas e os serviços disponibilizados aos(às) estudantes. A assistente social Helen Carvalho, coordenadora de Assistência Estudantil da Saest, explicou as várias modalidades de programas e auxílios financeiros oferecidos a estudantes em vulnerabilidade socioeconômica. A professora Daniele Doroteia, coordenadora de Integração, falou sobre os programas de apoio pedagógico e psicológico voltados para a saúde dos(as) estudantes. Coordenadora de Acessibilidade, a professora Arlete Marinho destacou as ações voltadas para o acompanhamento especializado de estudantes com deficiêna,ci ao longo de toda a formação na Universidade. E a diretora dos Restaurantes Universitários, professora Xaene Mendonça, explicou como funciona o dia a dia dos restaurantes e dos subsídios oferecidos pela Universidade para a oferta de alimentação saudável e de baixo custo aos(às) estudantes. 

Para encerrar, o professor Ronaldo Araujo, superintendente de Assistência Estudantil, e a psicóloga Amanda Magalhães, da Divisão de Assistência Estudantil do Campus Universitário de Cametá, falaram de como a assistência estudantil é um direito do(a) estudante, garantido pelas políticas e pelos programas nacionais e institucionais da área, e destacaram as dificuldades existentes diante dos cortes orçamentários e a decisão da UFPA de priorizar a manutenção da assistência estudantil. Para quem não pôde assistir à programação ou deseja rever as lives, as gravações dos três dias estão disponíveis no canal da UFPA no Youtube.

A programação continua - Do dia 24 ao dia 26 de junho, cada faculdade, cada instituto e cada campus promoverá programações específicas para os seus cursos. Os(As) calouros(as) podem conferir as atividades por meio dos sites, das redes sociais ou dos centros acadêmicos dos cursos. As campanhas solidárias também continuam. 

Os(As) calouros(as) que desejarem doar cestas básicas para a Campanha UFPA contra a Fome, que arrecada alimentos para distribuição a famílias de baixa renda residentes nos municípios onde a Universidade possui campus, podem  entregar a sua contribuição em qualquer um dos postos de arrecadação nos campi da UFPA. Em Belém, as arrecadações ocorrem no Centro de Eventos Benedito Nunes - Campus Guamá, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Os resultados das arrecadações e das entregas às instituições parceiras podem ser acompanhados na página da campanha.

Até o dia 21 de julho, das 8h às 12h, nos dias de semana, os(as) calouros(as) podem também fazer a entrega de materiais recicláveis nos Locais de Entrega Voluntária (LEV), em coletores dispostos nos quatro portões de entrada do Campus Guamá ou no Espaço de Armazenamento Temporário da Coleta Seletiva Solidária, localizado ao lado do Setor de Transportes da UFPA (Setor Básico). Em sua 10ª edição, o Trote Solidário e Sustentável “O Papel do Calouro da UFPA” busca sensibilizar a comunidade universitária, especialmente os(as) novos(as) estudantes, sobre a importância de práticas sustentáveis e solidárias. Este ano, a ação arrecada, além do papel utilizado durante anos de estudos (apostilas, borrões, agendas e livros sem condições de reuso), outros materiais recicláveis, como plásticos, vidros e metais, que serão entregues às cooperativas de catadores parceiras da Universidade. Saiba mais aqui.

Outra campanha que integra a programação da Semana do Calouro é a de doação de sangue para os bancos da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa). A parceria com o Hemopa visa contribuir para a manutenção do estoque de sangue do hemocentro, além de ajudar na ampliação do cadastro de doadores de medula óssea. Para doar, os estudantes devem procurar a unidade mais próxima do Hemopa.

Os critérios básicos para a doação de sangue são: ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal), pesar mais de 50 kg, estar em boas condições de saúde, ter tido uma boa noite de sono e estar bem alimentado. Quem teve Covid-19 pode voltar a doar após 30 dias de cura da doença. Já quem recebeu a vacina Coronavac/Butantã precisa esperar 48h, após cada dose, para doar, e para quem recebeu as vacinas AstraZeneca/Fiocruz ou Pfizer/BioNTech, são 7 dias após cada dose. Se o candidato à doação de sangue não souber qual imunização fez, só poderá voltar a doar após 7 dias.

Texto e arte: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página